3 estratégias para melhorar o posicionamento de marca e faturar mais

imagem com um computador em um fundo rosa ilustrado o mundo digital para quem deseja estratégias para melhorar o posicionamento de marca e faturar mais

3 estratégias para melhorar o posicionamento de marca e faturar mais

Uma das melhores estratégias para gerar conversão de vendas é trabalhar bem o posicionamento de marca perante o público-alvo.

Esse post é para você, que talvez está enfrentando algum tipo de problema na comunicação com sua persona ou que não está vendendo e não sabe o real motivo. Talvez, isso seja a causa de um posicionamento que não condiz com sua marca e se difere um pouco daquilo que seu público espera. Ter um posicionamento coerente ou até, se reposicionar, te dá mais chances de tornar sua marca ser sinônimo de algo bom, o que proporciona grandes chances de vender seu produto. Por isso, hoje você vai entender melhor sobre essas 3 estratégias para melhorar o posicionamento de marca e faturar mais.

Mas antes de tudo, é melhor entender o que é posicionamento

O posicionamento de uma marca são todos os elementos e ações que a compõem e a fazem ser percebida pelo seu público. Tudo que você desenvolve no seu negócio contribui para que ele seja moldado, alterado ou simplesmente desconexo (caso não haja uma gestão estratégica).

A medida com que você conduz diálogos com seu público e mostra, o quanto sua marca está alinhada com a missão, visão e valores dela, seu posicionamento vai ganhando forma. A partir disso, seu negócio pode se tornar a primeira opção na cabeça de clientes e sair na frente dos concorrentes. Daí parte necessidade de estar sempre pensando e analisando, para entender se o posicionamento não anda meio diferente da  proposta inicial da sua empresa ou se ainda segue o plano inicial.

Resumindo, seu posicionamento é tudo que te faz ser um referencial na cabeça dos seus clientes, ele é relacionado à qualidade do seu serviço e não somente ao preço. E mais, é ele que te permite cobrar adequadamente por seus produtos ou serviços, dando a garantia de que seus clientes entenderão o porquê!

Agora que você já sabe o que é posicionamento, vamos as estratégias:

1 – Por que você começou?

Se você está no início, o marketing de conteúdo pode te ajudar bastante. Pense que este é o momento de desenvolver conteúdos focados em mostrar quais os possíveis problemas que seu público tem e em maneiras alternativas de resolvê-los, com sua ajuda, claro. Mas faça tudo bem sutilmente e por etapas. 

Se você tem um posicionamento e precisa melhorá-lo, as primeiras perguntas a se fazer são:

  • Qual foi a proposta inicial da marca quando eu comecei? 
  • E o quão distante meu posicionamento está disso, atualmente?  
  • É isso mesmo que eu planejei? O que não está legal?
  • Quais os problemas isso tem me causado? E quais benefícios preciso ter com um novo posicionamento?

O primeiro passo para ter um posicionamento sólido é trazer para a realidade a essência e a proposta inicial da sua marca. É a partir daí que você precisa estudar estratégias que entreguem ao seu público todo o valor da sua marca. Defina os pilares e trace planos que deixem bem claro o que sua marca vem fazendo ou pretende fazer. Além disso, é super importante que você seja coerente em todas as suas plataformas de atuação. 

Por exemplo: se sua marca prefere entregar valor através de conteúdos e promover uma transformação mais profunda no Instagram, no e-mail as premissas precisam ser as mesmas, claro que adaptadas para as demandas da plataforma.

2- Tenha timing 

Saiba acompanhar as tendências e o que tem rolado ao redor da sua marca. Talvez você não precise agora, mas lá na frente será necessário uma mudança (e aí poderá ser tarde). Não é que você precise estar sempre mudando o seu posicionamento, mas é essencial que você veja o que os clientes da sua marca precisam e o que eles andam percebendo sobre os concorrentes do seu nicho.

Comece a alterar uma coisa aqui, outra ali, ou se precisar, reposicione tudo para ontem. Às vezes é necessário recomeçar para que as pessoas entendam qual o real motivo de você estar ali, e comecem a perceber que sua marca se difere das outras que estão fazendo algo que desagrada. Essa estratégia é bem comum, principalmente no Instagram onde se tem um grande volume de marcas conversando com vários públicos e com frequência se pegam fazendo mais do mesmo.

É por isso que no Instaboss te ensinamos a identificar os pontos críticos da sua loja no Instagram e quando necessário, recomendamos recomeçar do zero, com todo o acompanhamento e estratégias possíveis para que as vendas realmente aconteçam. 

Quer aprender a definir estratégias de posicionamento e conteúdo? Então, entre para essa turma e cresça o seu negócio no Instagram!

3- Construa relacionamentos

Outra forma de melhorar seu posicionamento é construindo relacionamento com seu público. Seja sincera, coloque sua cara e personalidade para jogo, mostre que sua marca não é só mais uma entre muitas. Faça pesquisa de mercado e analise as melhores formas de construir relacionamentos duradouros, com a sua persona em especial. Um bom posicionamento é pautado exatamente por uma boa comunicação entre marca e persona, então vale super a pena entender algumas formas de fazer isso acontecer.

Leia também: > Como melhorar o relacionamento com seus clientes

Para desenvolver essa estratégia pense que não adianta muito você querer ter um posicionamento legal sendo que você não dá atenção para quem realmente importa. Faça da sua marca uma queridinha do seu público alvo e veja como ela pode ser encarada como uma marca séria mas que ao mesmo tempo, seja legal de ser seguida por todos.

Estratégia bônus

Saiba identificar seus pontos fortes e deixe transparecer isso no seu posicionamento. Liste todos os motivos pelos quais você seria sua cliente e adquiriria um produto da marca. Destrinche todos esses motivos e comece a pensar em maneiras de comunicar isso para seu público.

Dependendo da sua comunicação, isso pode ser feito de forma sutil ou não. O que importa é mostrar para seu público os pontos altos da sua marca e do seu produto. Preocupe-se em fazer com sua marca seja sinônimo de todos os seus pontos fortes e trabalhe cada detalhe, para que nada passe despercebido.