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5 Dicas para seu e-commerce

5 Dicas para seu e-commerce

Essas dicas te farão melhorar a percepção do seu negócio e te ajudarão a realizar mais vendas através de um e-commerce mais atrativo e organizado.

Atualmente grande parte dos empreendedores começam abrindo um e-commerce na internet, e isso ocorre, na maioria das vezes, porque o ambiente online é uma ótima porta de entrada para novos negócios. Entretanto, sempre existe a dúvida sobre como ter um e-commerce atrativo e que de fato, tenha faturamento. E para ajudar a acabar com algumas dessas dúvidas, criamos esse post com 5 dicas para seu e-commerce, que vão te ajudar a melhorar a visibilidade do seu negócio online e atrair mais clientes!  

e-commerces e a pandemia 

De acordo com um levantamento feito pelo SEBRAE, negócios que se adaptaram ao digital em meio a pandemia e negócios que foram criados durante este momento, tendem a faturarem e a conquistarem mais espaço. O SEBRAI não nega que está difícil faturar, entretanto pontua que, o mercado de e-commerces e empresas do ramo alimentício tem conseguido lucrar consideravelmente melhor, do que aqueles que ainda permanecem no meio físico e não aderiram às novas tendências.

E não para por aí, segundo a e-commercebrasil, os e-commerces cresceram 18% e faturaram mais de  9,4 bilhões só no mês de abril. O momento de crise e o isolamento social causados pela pandemia, elevou a procura por itens online. E para revista, a consequência foi a aceleração ou imediatismo do desejo das pessoas de adquirirem artigos pela internet na comodidade de suas casas.

e-commerces e a facilidade de transição para o digital

A Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios destaca que os e-commerces ajudam novos empresários a superar barreiras digitais que antes eles não faziam questão de explorar e nem de testar. O resultado disso, é mais de 100 mil lojas virtuais sendo abertas nos últimos meses. Mas a revista explica que a vitalidade desses negócios depende de uma séries de fatores, uma vez que eles não sobrevivem sem faturamento e estratégias corretas.

Agora que você já confirmou que e-commerces são o futuro dos empreendimentos, vamos as dicas para você melhorar a percepção do seu negócio online, realizar mais vendas, ou quem sabe, abrir um e-commerce para você.

PRIMEIRA DICA: QUANDO FOR CRIAR SEU E-COMMERCE PENSE NA SUA PERSONA

Parece meio óbvio, mas aqui na Mulheres CEO, trabalhamos com a teoria de que o óbvio precisa ser sempre dito! Pensar na sua persona quando estiver criando seu e-commerce é essencial para te fazer raciocinar em como ela gostariam da abordagem do seu site. Pense em tudo que envolve a fase de ofertar seus produtos.

Imagine sua persona e pense consigo mesma: ela vai gostar dessa abordagem? dessa combinação de cores? dessa linguagem? Planeje absolutamente tudo o que você puder antes de dar o primeiro passo. Sempre pense na melhor experiência para seus clientes porque são eles que você quer agradar.

SEGUNDA DICA: A PLATAFORMA DIZ MUITO SOBRE O NEGÓCIO, ENTÃO NÃO TENHA MEDO DE INVESTIR 

Claro que você pode desenvolver sua própria página ou pagar para algum programador fazer isso por você. Mas infelizmente, nem todos dispõem de tempo ou dinheiro para investir nisso, principalmente no cenário econômico atual. A maneira mais ágil de fazer isso é encontrando uma plataforma de e-commerce, que te ofereça resultados, qualidade e uma ótima experiência na jornada de compra dos clientes.

Dê preferência para as plataformas que:

  • ofereçam muitas ferramentas para disponibilizar seus produtos da melhor maneira possível;
  • integrem serviços de compra, confirmação e entrega de produtos realmente rápidos;
  • tenham um carregamento mais rápido e não fiquem pesadas à medida que você adiciona produtos;
  • que façam uma boa ponte com a logística da sua loja, não te fazendo perder tempo em algum processo interno;
  • e que tenham design e um site bem estruturado, com informações na medida.

    TERCEIRA DICA: ATENTE-SE AO DESIGN DO SEU E-COMMERCE, ELE PODE TANTO AJUDAR QUANTO PREJUDICAR

Essa é uma das partes mais importantes no processo de abertura de um e-commerce, na nossa opinião. Certifique-se de que você está colocando todas as informações que precisam estar lá, nem menos, nem mais. Pense na confusão mental que você pode causar, se colocar coisas desnecessárias em alguma pagina, e ao mesmo tempo, atente-se para a falta de informações.

Muitas pessoas podem até achar o que procuram no seu e-commerce, mas no final, podem acabar não realizando a compra porque faltou uma simples informação, que as deixou com dúvida ou com insegurança de adquirir algo seu. 

Assim como as informações, a composição das cores, das fotos e a ordem de distribuição dos ícones podem causar algum tipo de desconforto nos seus clientes. Mas melhor saída é pensar mais um vez na sua persona, e se perguntar se ela gostaria do que está vendo. Outra forma de chegar em um consenso, é  organizando seu e-commerce de acordo com os feedbacks de seus próprios clientes, com o passar do tempo. 

QUARTA DICA: É PRECISO UM ÓTIMO AMBIENTE PARA FATURAR – ATENTE-SE ÀS FORMAS DE PAGAMENTO E POLÍTICAS DE PRIVACIDADE

Para seu e-commerce melhorar a percepção e converter mais vendas, é preciso criar o ambiente perfeito. Quanto mais formas de pagamento você oferecer mais tentados seus clientes ficarão, e menos desculpas eles terão para não comprar. Entretanto, é importante você verificar no momento de contratação, se a plataforma escolhida, te permite disponibilizar muitas formas de pagamento.

Assim como a internet pode ser um ambiente de várias oportunidades, ela também pode ser um ótimo caminho para ações criminosas e espionagem de dados. Se você não oferecer segurança para seus clientes no momento de informar os dados, dificilmente eles fecharão a venda. Invista em políticas de privacidade e deixe seus clientes seguros ao realizar uma compra. E mais, garanta que após a compra ele se sinta seguro e tenha certeza que irá receber a mercadoria porque isso aumenta a credibilidade do seu e-commerce. 

QUINTA DICA: SEU E-COMMERCE ESTÁ NA INTERNET – QUALQUER UM PODE VER E COMPRAR SE VOCÊ ATRAIR DO JEITO CERTO

Muita gente comete o erro de pensar que só porque um negócio é muito nichado ou já conseguiu um número ideal de clientes, eles não conseguirão atrair novos compradores. Outro erro muito comum, é achar que como está na internet, os produtos do e-commerce se vendem sozinhos ou tem muita concorrência. Mas há provas de que você pode vender coisas que você nem imagina, para pessoas que você nem imagina, basta saber ter visão de futuro/mercado e saber oferecer seus artigos para as pessoas certas.

Vocês donas de e-commerces, não podem deixar de investir em estratégias de marketing digital. São elas quem vão atrair novas pessoas para sua loja, elas que farão com seus produtos sejam vistos e farão sua loja aparecer no topo das pesquisas do Google. Invista (sabiamente) em um bom planejamento de marketing se você tiver condições. Estruture ações com conteúdos, promoções em plataformas de mídias sociais e até mesmo tráfego pago. E se você não tiver dinheiro, existe uma série de tutoriais no YouTube que ensinam boas práticas de SEO, para você aplicar sem gastar nadinha.  

Se você conseguir atrair as pessoas certas, mostrar de maneira sábia tudo o que você e sua loja oferecem e fazer do seu e-commerce um ambiente favorável a compras online, muito provavelmente você lucrará! 

 

Beijos e até o próximo post.