fbpx

5 exercícios práticos que irão te ajudar a ser mais confiante e a ter um negócio de sucesso

5 exercícios práticos que irão te ajudar a ser mais confiante e a ter um negócio de sucesso

Esses exercícios te ajudam a melhorar sua autopercepção, a  identificar os principais pontos da sua personalidade e falam como você pode tornar seu negócio único!

Você tem medo de empreender ou não acha que é capaz de ser uma boa empreendedora? Então você sofre com um problema muito comum, a falta de autoconfiança, que pode afetar sua vida e seu negócio se não for tratado com seriedade! Por isso, elaboramos cinco exercícios práticos que te ajudarão a se conhecer e mudar o seu olhar sobre negócios e empreendedorismo.

1. Suas dores e desejos podem te ajudar a criar um negócio a prova da crise

Identifique e liste tudo aquilo que te deixa insegura ou que podem prejudicar sua autoconfiança com relação à empreender. Inclua desde as pequenas coisas, até aquele seu maior medo. Crie situações ou contextos em que esses medos podem acontecer e tente achar soluções para esses possíveis problemas. 

Esse exercício serve para você aprender a conhecer a si mesma, a identificar os medos que te fazem empacar no meio do caminho. Assim você aprenderá a resolvê-los antes que eles te peguem de surpresa (empreendedorismo é lidar com imprevistos as vezes)! Nesse primeiro passo é crucial você não se colocar pressão e nem fazê-lo com muita pressa! Tenha paciência consigo mesma e entenda que nem todos os seus medos podem vir a sua mente na primeira hora ou dia.

2. habilidades e paixões podem mudar o jogo ao serem seu grande diferencial

Agora, você vai precisar identificar suas qualidades que podem aumentar sua confiança ao empreender! Para isso, é necessário anotar os traços  mais marcantes sua personalidade, como por exemplo: comprometimento, responsabilidade, organização, etc.  O mesmo vale para as suas habilidades, como por exemplo: entender muito bem de photoshop, conseguir fazer postagens, organizar feeds no Instagram maravilhosamente, conhecer várias plataformas de mídia social e outras.

Faça sua lista e reflita: “Como essas suas qualidades e habilidades me ajudariam a ter autoconfiança para empreender?” Escreva a resposta logo abaixo. Se isso não clarear um pouco as coisas, nos próximos passos voltaremos a falar sobre as suas qualidades e habilidades.

3. seu medo não pode te impedir de conquistar seu sonho

Agora que você já pensou, escreveu e entendeu o que pode te acabar com sua confiança e o que pode te ajudar a ser uma mulher de negócios fenomenal, dê atenção a outro fator que trava muita gente: o medo! Por mais que você não tenha toda a confiança necessária para começar a empreender, você precisa se dar ao luxo de sentir medo diante de uma coisa nova. 

Todo mundo sente ou já sentiu essa sensação e afirmamos: não tem absolutamente nada de errado nisso. Se estiver com medo, vá assim mesmo, o que vier no meio do percurso é apenas consequência ou experiência para um futuro não tão distante. Obviamente você não será inconsequente e sairá por aí enfiando os pés pelas mãos, então avalie muito bem o que quer fazer e encare de forma consciente seu medo para não deixar ele tomar conta de você!

4. você deve ser sua principal motivadora 

Acredite 100% no seu sonho e no que você quer passar a maior parte do seu tempo fazendo, se for o seu caso, volte no segundo passo, analise bem todas as suas qualidades e habilidades, depois veja em qual modelo negócio, os itens que você listou, seriam bem aproveitados e te fariam uma CEO cheia de autoconfiança!

Se você trabalhar com o que ama, metade, se não todos, os seus medos cairão por terra e você terá certeza que nasceu para o mundo do empreendedorismo. Lembre-se sempre, trabalhe com o que de fato você gosta de fazer, do contrário esse seu trabalho virará um fardo e as chances de fracasso no seu negócio praticamente dobrarão.

5. ser competitiva pode te dar dicas valiosas

Estude sobre aquilo que você quer fazer, pesquise sobre pessoas que fazem o mesmo que você e sobre o que elas fizeram para chegar onde você quer estar. Se possível peça dicas, observe de perto o trabalho delas, inspire-se e absorva tudo o que for útil para você para o seu empreendimento.

Comprometa-se a ser autodidata e também, a ser aquela que pede ajuda e acompanha outras pessoas da sua área, e entenda: daqui a um ano você desejará ter começado hoje. Isso definitivamente vai te dizer como ter autoconfiança para empreender e te ajudará a criar mais autoridade. Lembre-se: quanto mais você souber e mais você ajudar as pessoas, mais autoridade você ganhará!

dica bônus: acredite em si MESMA

Apenas  entenda que você é capaz e pode conseguir tudo o que quiser. Você só tem que entender como ter autoconfiança para empreender e aprender como encarar o medo do desconhecido e do fracasso começando algo novo. Só por  começar uma nova ideia, você já está na frente de muitos outros! Então só vai! Ah, e se por acaso você já tem um negócio de sucesso e trabalha em home office, veja aqui, algumas dicas de como ser mais produtiva trabalhando de casa! 

Gostou desse post? Então compartilha nas suas redes sociais e ajude milhares de mulheres! 

Beijos e até o próximo post.