Os passos para criar a persona ideal são baseados em características reais, que te ajudam a entender o comportamento do seu público-alvo e promovem um melhor entendimento sobre a segmentação do mercado, no qual sua empresa está inserida.
Criar uma persona pode ser um pouco complicado para quem não tem muita experiência ou contato com o público-alvo da marca. Essa persona deve reunir características pessoais e sociodemográficas dos seus possíveis e atuais clientes, sem contar as dores, gostos e possíveis comportamentos que ela também, deve conter. Além disso, vale ressaltar que persona e público-alvo são coisas diferentes, logo são definidos de formas diferentes. Então para que você não cometa esse erro ou se pegue perdida, vamos te falar 5 passos simples para criar sua persona ideal, sem muitas delongas ou complicações.
1º PASSO: SEGMENTE SEU PÚBLICO-ALVO
Primeiramente você precisa definir seu público-alvo, após isso começa seu trabalho na definição da sua persona, ou seja, é um recorte dentro de outro recorte. Mas cuidado para não recortar demais e acabar com uma ideia totalmente diferente do seu público.
Faça uma peneira com características mais amplas acerca do seu público-alvo, como:
- Gênero
- Idade
- Profissão
- Renda
- Classe
- Escolaridade
- Localização
Exemplo: Seu público-alvo são mulheres entre 20 e 45 anos de idade. Que são empreendedoras e tem renda de até 5 mil reais mensais. São mulheres que gostam de adquirir cursos online, têm ensino superior e estão concentradas na região sudeste do Brasil.
Veja 5 dicas para seu e-commerce.
2º PASSO: SEJA REALISTA AO CRIAR SUA PERSONA
Agora que você já pesquisou, entendeu e já sabe todas as informações necessárias sobre seu público-alvo, chegou a hora de criar o perfil. Seja o mais realista possível para chegar muito perto dos seus clientes reais, considere tudo o que você achar relevante para seu avatar, mas não se esqueça de colocar as características que são realmente relevantes para seu negócio.
Comece por:
- Nome
- Sexo
- Idade
- Profissão
- Hábitos
- Comportamentos
- Estilo de vida
- Valores sociais
Exemplo: Joana é uma mulher de 29 anos, casada, mãe de um filho e dona de uma fábrica de lingeries em São Paulo. Joana é de classe B e costuma faturar entre 4 e 5 mil reais por mês. Além de ser formada em administração, Joana compra frequentemente, cursos online de administração de negócios, para continuar aprendendo novas técnicas de vendagem e otimização de processos. Joana vive uma vida super ocupada, é um pouco estressada e tem apenas, os domingos para atualizar as redes sociais e estudar.
3º PASSO: CRIE PERGUNTAS PARA SUA PERSONA
Não pense que é só criar sua persona e pronto, a mágica está feita. Você precisa testar e atestar a eficácia do personagem criado. Pense em perguntas a respeito do que essa pessoa gostaria, não gostaria, sobre o que ela sonha, sobre o que seria prático para ela e até, o que ela detestaria.
Exemplo:
- Joana gostaria de um curso com mais de 50 aulas?
- Um curso com aulas mais curtas atenderá a demanda de Joana?
- Conteúdos no Instagram seriam viáveis para Joana?
- Joana pagaria um valor mais acima da média por um curso meu?
- Qual a probabilidade de Joana se sentir atraída por esse curso administrativo?
4º PASSO: FOQUE NAS DORES DA SUA PERSONA
Quando estiver desenvolvendo sua persona, certifique-se de que ela tenha dores. Se pergunte quais os problemas que ela enfrenta ou enfrentaria e como você pode solucionar isso? Foque nas características pessoais e pense em possíveis desdobramentos que algumas características podem ter sobre a persona.
Exemplo:
Joana trabalha muito durante a semana, não dispõe de muito tempo em casa e precisa otimizar seus processos. Consequentemente pela falta de tempo, ela é estressada e não pode e nem gosta lidar com processos muito burocráticos.
O que eu posso oferecer para melhorar a vida e resolver o problema de Joana?
- Um curso com adaptações para mobile? (assim ela assistiria às aulas de qualquer lugar)
- Um curso mais curto, com aulas mais longas e aplicação de estratégias em todas as aulas?
- Um bônus ensinando a conciliar a vida de empresária com a vida fora da empresa?
- Abordar assuntos que realmente trarão resultados mais rápidos para os processos de Joana e sua empresa?
5º PASSO: ALTERE QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO
O segredo está justamente em alterar dados, mudar sua direção e continuar tentando até conseguir a persona ideal. Se você não tem clientes, aí que a alteração deve ser considerada. Somente quando você acreditar que aquele é o perfil ideal do seu cliente, que ele compraria de você e que seu produto resolveria as dores que possam existir, você pode seguir em frente. Sua persona não precisa e nem deve seguir um modelo muito fechado ou 100% estruturado, pelo contrário, ela precisa estar apta a mudanças ou adaptações. Afinal, ela surgiu da sua cabeça e algumas coisas você pode não imaginar logo de cara. Pode ser que após fazer seu lançamento ou após começar a oferecer seus produtos, você precise fazer mais mudanças na sua persona.
Geralmente, o pós lançamento é o momento ideal para alterar alguma características na sua persona, mas com muito mais atenção. Esse é o momento quando seus clientes de verdade começam a fazer observações e comentários sobre aquilo que você oferece, sobre coisas que talvez você não tenha percebido ou se atentado antes.
Com base nos feedbacks, você pode começar a mudar algumas coisas e alterar o mais que for preciso no seu produto.
Desejamos que após esse post, você aplique todos os 5 passos simples para criar sua persona ideal e tenha um esclarecimento ou noção melhor sobre quem é seu público!