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Aprenda a educar seu público-alvo em três passos

Aprenda a educar seu público-alvo em três passos

Educar seu público para lançamentos futuros também faz parte de ter um bom relacionamento com seus consumidores e de se prevenir, para que suas vendas não acabem se tornando prejuízo.

Educar seu público-alvo tem um sinônimo que não está muito longe daquele que usamos para ensinar alguém alguma coisa. A diferença é que nesse caso, você vai anunciar que está ou estará, vendendo algo e vai mostrar para os seus clientes que eles precisam do produto. Isso, através de conteúdos que agreguem valor ou gerem algum tipo de identificação. Nesse post, queremos que você aprenda a educar seu público-alvo em 3 passos simples, por meio de conteúdo e estratégias super fáceis que você pode aplicar no seu instagram!

Por que você precisa educar seu público?

Educar seu público é tão importante quanto se preocupar em oferecer um produto que atenda as necessidades dele. Principalmente, quando se trata de infoprodutos ou de algo que sua audiência não está acostumada a ver você disponibilizar. Seus conteúdos nesse momento, precisam educar seu público e transparecer tudo do universo, daquilo que você está se preparando para lançar. Assim é mais fácil plantar  a dúvida na mente dos seus clientes e ir permeando para que ele perceba, que precisa comprar o que você irá lançar. 

É importante que você pense (sempre) nesse processo de educação do seu público bem antecipadamente. Faça com que ele seja voltado para a orientação e condução de seu cliente durante todo o período de pré lançamento e de lançamento do infoproduto, campanha ou coleção, por exemplo.

E como educar meus clientes?

Para educar seus clientes você precisa entender que é mais fácil conduzi-los no processo de compra, do que simplesmente jogar seu produto para a venda e deixar as dúvidas surgirem. Pense em como as coisas serão mais simplificadas se for mostrado, com todos os detalhes, que eles têm um problema e que você pode resolver. Então segue o primeiro passo:

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Volte seus conteúdos para posts técnicos e informativos, que tenham ligação direta com aquilo que você quer oferecer. Comece apontando todos os problemas que seu público pode ter, mostre dados, exemplifique e transpareça o que as pessoas vêm falando sobre aquilo. Mas vá aos poucos para não soar como algo muito desesperado ou apelativo, principalmente se for infoproduto.

Um passo a passo de como ir implementando esses conteúdos:

1) Comece a introduzir assuntos voltados para seu produto.

2) Conscientize as pessoas sobre coisas acerca do problema que seu produto resolve (sem falar do produto).

3) Mostre que existem muitas pessoas que têm o mesmo problema ou dúvidas.

4) Não poupe esforços para mostrar que esses problemas ou dúvidas podem ser selecionados.

5) Coloque sua credibilidade para jogo e diga que você sabe como resolver isso porque tem experiência e já passou por isso.

6) Anuncie seu produto e lançamento.

E se engana quem acha que só marketing de conteúdo, sem planejamento e outras estratégias,  funciona quando se quer educar o público. É legal você saber de fato o que seu público anda precisando e definir quando, como e onde oferecer coisas novas. Pense logicamente se o que você vai lançar, conversa com o momento atual dos seus clientes. E mais, avalie  se as pessoas terão o mesmo olhar que você, para o direcionamento que você está pretendendo oferecer.  Aí vai a segunda dica:

A EDUCAÇÃO DO SEU PÚBLICO NÃO DEVE SER MASSIVA OU CHATA DEMAIS

Você já viu aqueles conteúdos chatos, talvez até mais de um em um dia, (de pessoas que até você segue) mas que não tem nada a ver com você? Pois é disso que estamos falando aqui, e você não vai querer ser uma dessas pessoas. Obviamente você precisa falar do seu lançamento no processo de educação do seu público alvo, porém, não de forma chata ou o tempo inteiro. Faça com que esse seu conteúdo seja atrativo e converse com o que você já faz. 

Dicas para não sair muito do que seu público gosta e consome:

1) Invista nos mesmos formatos de postagens que você já faz, nas mesmas cores e designs.

2) Não use muitos termos técnicos ou legendas que fazem seu público ficar cansado. Vá direto ao ponto, mas fale tudo o que seu público precisa saber.

3) Faça lives e fale sobre o novo lançamento. Além de gerar mais conexão as pessoas se atraem ao ver você ao vivo, dando detalhes da novidade.

4) Dê pequenas amostras (na prática) dos seus novos produtos durante esse processo de educação. Isso pode ser através de storys, igtv e das próprias lives. 

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Um dos erros que algumas empresas cometem nesse processo de educação do público, é não adaptar o lançamento e o próprio processo para a empresa e para as pessoas que elas querem alcançar. Não adianta você educar pessoas sobre determinada coisa, se esse processo não tem nada a ver com sua empresa e nem com o que você costuma fazer. Ou seja:

ADAPTE SEU PROCESSO DE EDUCAÇÃO DO PÚBLICO A DIDÁTICA SUA EMPRESA

Tente adaptar ao máximo a educação do seu público alvo ao seu nicho quando for lançar algo novo. Você que vende produto físico não pode fazer absolutamente tudo igual ao pessoal que vende infoprodutos e nem vice e versa. Existem uma série de estratégias que funcionam para uns, mas que não funcionam para outros. O melhor é estudar várias maneiras de deixar seu público preparado para aquilo que você vai lançar, mas de uma forma que converse com o que sua empresa já faz e com o modo que ela já atua no mercado.

Dicas para quem vende produtos físicos:

  • Tenha certeza de que aquela coleção nova ou novo produto está entre o gosto/necessidade dos seus clientes;
  • Cuide para que eles tenham em mente que precisam comprar (trabalhe alguns gatilhos);
  • Mostre como aquilo que você está prestes a vender é bom e vai ajudar de algum jeito quem adquirir;
  • Experimente validar ou mostrar quem já comprou anteriormente (se for uma versão atualizada de algum produto);
  • Cite todas as qualidades e funcionalidades do novo lançamento;
  • Invista em posts com formatos que seu público costuma gostar;
  • Fazer parcerias com influenciadores (dependendo do nicho e da proposta) pode te ajudar muito.

    Algumas dicas para quem vende produtos digitais:

    Veja também: Aprenda a construir sua autoridade digital em 5 passos!

  • Faça com que seu Instagram seja um canal de comunicação com seu público alvo e use todas as ferramentas possíveis, para informar seu público do novo lançamento;
  • Invista no seu site e na sua página de vendas (essas duas coisas têm papéis cruciais no momento de fazer seu público sentir que precisa do seu produto);
  • Seu Email Marketing também deve estar atualizado e alinhado com suas newsletters;
  • Respeite as etapas do seu lançamento e estruture cada uma delas para que seu público não fique com dúvidas.
  • Tenha um blog e produza blogs posts voltados para esse assunto;

    Educar seu público-alvo é um trabalho pode parecer uma coisa fácil, o que de fato é, depois que se adquire uma certa experiência. O que vai dizer se essa fase de educação vai ser bem sucedida ou não, é forma como você vai conduzir seu lançamento e como você vai estruturar cada etapa, para que seus clientes não fiquem com dúvidas ouse questione o suficiente para chegar a conclusão de que precisam ou não do seu novo produto.

Beijos e até o próximo post!