fbpx

Aprenda como construir a sua autoridade digital em 5 passos práticos

Aprenda como construir a sua autoridade digital em 5 passos práticos

Ser autoridade digital te ajuda a se tornar referência em algum assunto e a converter mais vendas. Quando seus clientes entendem que você é expert em um assunto, eles passam a te respeitar e solidificam sua marca no mercado digital.

 

Com a quarentena, a oferta de cursos e serviços online tem aumentado muito. Para potencializar as vendas, muitas pessoas utilizam o título de autoridade digital para convencer seus clientes a comprarem seus produtos. Isso, porque, elas sabem muito sobre determinado assunto ou, porque, viveram e aprenderam na prática aquilo que estão dizendo. E para que você aprenda como construir sua autoridade digital em 5 passos práticos, separamos algumas dicas para você executar e se tornar uma expert, no assunto que você quiser!

O QUE É SER AUTORIDADE DIGITAL? É A GARANTIA OFERECIDA PARA SEUS CLIENTES, DE QUE VOCÊ E SEU PRODUTO/SERVIÇO SÃO BONS!

Autoridade digital é a pessoa, empresa ou marca que oferece produtos/serviços de qualquer natureza que são bons, que as pessoas consideram bons e que por isso, se tornaram referência no seu nicho. Imagine que alguém te peça uma informação sobre quais as melhores formas de educação a distância na internet: a primeira escola, professor ou curso que te vier à cabeça, muito provavelmente é sua melhor referência sobre o assunto e mais provavelmente ainda, a escola ou professor serão autoridades digitais.

A autoridade de um profissional/empresa é construída justamente para isso, para que ela seja referência na mente das pessoas e seja indicada com mais facilidade. Mas para tanto, é preciso que as variáveis positivas do se negócio ou as suas sejam trabalhadas com habilidade, pois, são elas quem vão determinar que você seja destaque em meio aos muitos concorrentes. Sua autoridade digital vai reafirmar para seu público, porquê você é boa no que faz e porquê eles devem comprar de você!

QUANDO COMEÇAR A USAR MINHA AUTORIDADE? QUANDO VOCÊ SUPRIR UMA NECESSIDADE ESPECÍFICA DE UM JEITO ÚNICO 

Como falado anteriormente, suas qualidades e características próprias podem ajudar sua autoridade a ser construída. E na maioria das vezes, quem é autoridade em algum nicho ou segmento, trabalha bem essas duas variáveis. Pense que você quer trabalhar com algo que quase ninguém faz, por não terem sua visão ou sua vivência, por exemplo. 

A partir do momento em que você estudar sobre esse assunto, conquistar seus primeiros clientes e tiver resultados positivos, você já estará apta a ser autoridade digital. Você já poderá mostrar para seus possíveis clientes o quanto eles tem a ganhar aderindo seu método ou comprando seu produto diferenciado, e isso, porque eles têm seu modo diferenciado de ensinar e tem a validação dos seus clientes anteriores.

Exemplo prático: 

Nina quer trabalhar oferecendo aulas de inglês online, formuladas nas necessidades de alunos que têm dificuldade de concentração. Vários professores já oferecem esse tipo de experiência, entretanto, o conteúdo das aulas de Nina serão pautados com base na experiência que ela teve dando aulas em escolas de inglês nos E.U.A.

A partir do momento que Nina conseguir conquistar os primeiros clientes, aplicar o conteúdo que ela montou especificamente para esse público, ver que dá resultado, e ter um feedback positivo, ela já poderá mostrar isso e ser considerada autoridade no ramo de aulas de inglês online. 

Agora que você já entendeu o que é e quando usar sua autoridade, vamos a construção da sua autoridade digital!

1º PASSO – TENHA UM NICHO BEM DEFINIDO: ISSO TE AJUDA A saber QUAL NECESSIDADE VOCÊ precisa suprir E COMO VOCÊ FALARÁ SOBRE ISSO

Que você tem que escolher um nicho certeiro logo no início do seu negócio, não é novidade né miga. Agora, que ele vai te ajudar em coisas inimagináveis mais pra frente, não é tão óbvio assim. Pois é cara mulher CEO, seu nicho vai te ajudar como contar para as pessoas que elas tem um problema ou dificuldade e como você pode acabar com ele!

Pense no seu público alvo e no problema que ele tem, estude todas as maneiras e aprimore absolutamente todas as suas práticas diferenciais de resolver esses problemas. Depois foque em conteúdos de valor para contar para essas pessoas que você resolve esse problema a partir do que você estudou e aprofundou, com suas técnicas e modos diferenciados. Seja certeira, toque na dor do seu público e logo acalente-os com sua solução, que trará benefícios extremamente proveitosos.

Exemplo prático:

Letícia se especializou em desenvolvimento de maquiagens. Agora, Letícia quer produzir makes para pessoas negras que assim como ela, não encontram sua tonalidade com facilidade no mercado. 

Problema: pessoas negras não encontrarem sua tonalidade. 

Solução: Letícia desenvolver mais cores, com várias tonalidades e vender na sua loja.

Diferencial: Especialização (de Letícia) e a experiência diferenciada (para aqueles que antes não encontravam o tom ideal).

Ou seja, o nicho de Letícia são pessoas com dificuldade de achar maquiagens de tom certo. A partir disso, ela vai ingressar nas redes sociais, vai começar a produzir conteúdos para atrair público e mostrar que ela pode resolver esse problema que, ela tem e que muitas outras pessoas também têm!

2º PASSO – CONTEÚDO DE VALOR TE AJUDA MUITO: ESSE VALOR É UM DOS PILARES PRINCIPAIS DA SUA AUTORIDADE

Em alguns casos, somente mostrar para seu público que ele tem um problema e dizer que você resolve, não é o suficiente. Invista em conteúdos atrativos e que conversem com sua persona diretamente. Mostre e exemplifique na linguagem do seu público aquilo que você fala, o que você quer ensinar e como vai ensinar. Dê mostras de tudo o que você pode promover na vida dessas pessoas, a partir do que você viveu, vive e se especializou.

Por meio de conteúdo de valor, você consegue fazer breves chamadas para seu produto e garantir um olhar mais atento para seu trabalho ou seus conhecimentos de modo sutil! Quando você posta diariamente sobre um assunto que você domina, sobre suas características, sobre o que você passou para chegar até ali ou sobre como você venceu algum problema, sua autoridade digital vai ganhando forma. Após isso, cada vez mais pessoas vão chegando para observar como você desenvolve seu trabalho e como isso pode ser feito com elas. E em algum ponto, essas pessoas vão querer saber mais sobre você e sua empresa para posteriormente, comprar ou contratar seu produto ou serviço.

Exemplo prático:

Amanda queria se tornar autoridade digital em finanças para pessoas de baixa renda. Então, Amanda começou a investir em conteúdo didático nas redes sociais, onde ela ensinava as pessoas a lidar com seus problemas financeiros, em uma linguagem descomplicada e com a visão de finanças que ela tinha.

Amanda fazia posts sobre: orçamentos, planilhas fáceis que ela mesma desenvolveu, assuntos pouco debatidos sobre finanças e até desenvolveu um e-book gratuito para posteriormente lançar um curso financeiramente acessível para essas pessoas. Assim, Amanda conseguiu mostrar para seu público como ela abordaria as finanças no seu curso, mostrou um pouco do que ela sabia e mais um pouco do seu diferencial, quando comparada com as outras pessoas que já trabalham com finanças.

3º PASSO – INVISTA EM MÍDIAS SOCIAIS: ELAS SÃO O CENTRO DO DIGITAL ATUALMENTE

Não adianta muito desenvolver conteúdos ótimos, se você não souber compartilhar nos lugares certos. Investir nas plataformas de mídia social onde seu público está potencialmente concentrado é primordial. Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e muitas outras redes sociais são ótimos espaços para você mostrar o que sabe, atrair muitos olhares para seu trabalho e aumentar sua autoridade. 

Analise atentamente onde tem mais concentração do seu público alvo e amplie sua presença por lá. Poste todos os dias e utilize todas as ferramentas que essa plataforma disponibilizar, tente ficar o mais próxima possível. Mas atenção, cada rede social tem suas métricas e linguagens próprias. Talvez o que é muito legal para postar no Twitter, é péssimo para o Instagram, e o que seria legal postar em um blog, é horrível para o Linkedin, por exemplo.

Exemplo prático:
Nívea é taróloga, e desejava ter mais autoridade digital entre o público mais jovem para converter mais vendas. Então Nívea criou um perfil no Twitter e um site onde ela postava conteúdo mais aprofundado sobre tarô e numerologia.

No Twitter, Nívea postava todos os dias algum conteúdo que ela achava relevante para seu público, com sua visão e jeito diferenciado. Ela também fazia previsões gratuitas do zodíaco, com a linguagem já utilizada pelos usuários da rede. Ao fim de todas as previsões, ela fazia uma chamada para seu blog e convidava o leitor a comprar uma consulta com ela.  

Se você quer utilizar o Instagram para captar clientes, através de conteúdos de valor e outras estratégias, mas não sabe o que fazer, temos o curso certo para você! 

4º PASSO – SAIBA USAR O STORYTELLING: SUA HISTÓRIA AJUDA A VALIDAR SUA AUTORIDADE

Saber contar suas histórias e inseri-las na vida do seu público alvo, é potencialmente, um validador da sua autoridade. Storytelling nada mais é do que contar sua história de um jeito inesquecível e penetrante na mente dos clientes. Com ele você pode contar que já teve o mesmo problema, ou um problema parecido com o que essas pessoas também têm ou já tiveram. E mais, você pode explicar como resolveu ou como entendeu que esses problemas poderiam desaparecer, deixando claro que você ensinará como resolvê-los.

Seu storytelling te garante humanidade e mostra que você precisou se especializar para não passar por isso novamente. Sua história garante que as pessoas te admirem como pessoa e olhem seu negócio como sinônimo de sucesso. Ao verem que você pode solucionar um problema, e quando de fato você solucionar, as pessoas elevarão sua autoridade e farão com que mais pessoas sejam tocadas por sua sua história, resultando em mais público interessado no seu produto ou serviço.

Exemplo prático:

Camila desejava ter um negócio de importação de cosméticos para o Brasil, entretanto, ela quebrou 5 vezes. Então, Camila estudou o que poderia ter dado errado nessas 5 vezes e entendeu que o problema era a má administração e os seus importadores. 

A partir daí ela voltou a empreender, viu que dava certo e quis ajudar outras empreendedoras que também encontravam dificuldade nesse ramo. Camila passou a contar no Instagram, todos os problemas que ela enfrentou (um a um) assim como o público alvo também enfrentava. Ela mostrou como estava após ter descoberto o que fazia ela ter esses problemas e após ter implementando as suas próprias técnicas. 

Após todas as histórias e diálogos, Camila apresentava seu curso para importadoras e dizia que seu público nunca mais passaria por tais situações, se fizessem o curso e aplicassem as técnicas dela nos negócios. 

5º PASSO – FAÇA PARCERIAS E MOSTRE RESULTADOS: ISSO FAZ SEU NOME SER SINÔNIMO DE CONFIANÇA

Esse conceito não é o de fazer parcerias com influenciadores e oferecer seus produtos em troca de divulgação. Bem, até pode ser, se você julgar ser bom para a construção da sua autoridade digital. Nesse caso, o sinônimo de parceria está mais ligado ao sentido de atrelar seu nome ao de outras pessoas do mesmo nicho e mostrar que você tem algo a acrescentar àquela comunidade. 

Essa estratégia mostra que você tem vínculo com outras pessoas que trabalham na área e que elas validam seu trabalho de alguma forma. Assim, quando as pessoas verem que você está em contato direto com autoridades da sua área, elas pensarão que você tem algo válido a oferecer, assim com quem já está em atuação a mais tempo. 

Mostrar resultados é outra estratégia completamente proveitosa para você que, quer se tornar autoridade digital. Consiga depoimentos de quem já adquiriu algo de você e mostre, para os que ainda não compraram, que seu produto funciona mesmo! Deixe claro que quem comprou não se arrependeu, assim como os próximos clientes também não se arrependerão. 

Exemplo prático:

Mariana tinha um método exclusivo de alavancar vendas para empreendedoras digitais. No início ela seguia as pessoas que também vendiam métodos de impulsionamento de vendas, interagia nas postagens, fazia lives, mostrava o que ela sabia e até recebeu um convite para fazer parte de um módulo bônus, do curso de outra impulsionadora.

Quando Mariana começou a vender seus próprios cursos, ela começou a receber depoimentos de como o produto dela era realmente bom e dava resultados. E logo após receber esses feedbacks, Mariana tirava print e deixava esses feedbacks fixados nos destaques do Instagram dela. Assim todos que entravam no perfil dela e tinham dúvidas, logo as sanavam com os destaques cheios de feedbacks!

PASSO BÔNUS – SUA AUTORIDADE DIGITAL COMEÇA COM SUA MARCA PESSOAL

Antes de você começar e executar todos esses passos, trabalhe sua imagem e o que a sua marca projeta ou pode projetar nas pessoas. Coloque sua lutas, seus objetivos, seus pilares e as pessoas que você quer atingir a partir da sua história, em um papel. Anote também seus grandes feitos e o que você ainda pode fazer, pela comunidade a qual você quer adentrar ou construir. 

Isso tudo pode esclarecer sua mente e te ajudar a construir sua marca pessoal, antes de você partir para a autoridade digital. Dependendo do que sua marca pessoal transmitir, as pessoas podem criar crenças sobre você e atrelar a confiabilidade do seu produto e a confiabilidade do seu negócio a ela. Isso pode ser muito bom, ou muito ruim, se sua marca pessoal for mal construída!

Gostou desse post? Então compartilha com alguém que você acha que também quer se tornar uma autoridade digital!

Beijos e até o próximo post.