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Brainstorming como a melhor forma de criação de conteúdo

Brainstorming como a melhor forma de criação de conteúdo

Brainstorming é a ação que facilita o surgimento de ideias, que faz com que você organize seus pensamentos e tenha mais facilidade de gerar ou compartilhar vários insights. 

 

O brainstorming é um grande potencializador de novas ideias e capacitação criativa, principalmente para uma CEO, que além de cuidar de outros setores da empresa, pode estar à frente também, da criação de conteúdo. Cuidar de muitas coisas ao mesmo tempo pode prejudicar seu lado criativo ou fazer com que as ideias não surjam no momento certo. E pensando em resolver esse problema, que talvez muitas empreendedoras tenham, vamos te dar algumas dicas valiosas para utilizar o Brainstorming com a melhor forma de criação de conteúdo.

O que é e para que serve, o Brainstorming?

O termo “Brainstorming” em tradução livre, significa “tempestade de ideias” e faz alusão direta ao surgimento de muitas ideias ao mesmo tempo. Isso, porque quando as pessoas fazem brainstorming, é gerado um grande compartilhamento de ideias sobre um mesmo problema ou tema.

Tudo o que surgir nesse momento de diálogo ou debate deve ser considerado, ouvido e debatido. Desde as ideias que possam ser mais irrelevantes até aquelas big ideias. Mas todo cuidado é pouco, principalmente para as pessoas que se dispersam facilmente. É extremamente importante que o objetivo da reunião ou da organização de todas aquelas ideias seja claro, específico e tenha algo a ver com um problema em comum.

Como desenvolver um brainstorming empreendendo sozinha?

Desenvolver um brainstorming consciente e de fato produtivo, sozinha, requer de você mais autocontrole e sabedoria acerca do que você quer. Definir o porque você quer e quando você quer, te ajuda a manter o foco e a utilizar seu tempo melhor. 

E lembre-se: identificar as ideias boas em meio a tantas outras parece ser fácil, no entanto quando você analisar uma a uma e sozinha, você vai perceber que pode levar mais tempo do que uma reunião comum. Use bem seu tempo, distribua todas as suas ideias e vá descartando uma a uma sem se dispersar ou desviar sua atenção para coisas que não devem ser resolvidas naquele momento.

Se você empreende sozinha e em Home Office, clica aqui, temos um post que pode te ajudar a ser mais produtiva!

Dicas de como desenvolver um brainstorming para produzir conteúdo:

1ª dica – Anote todas as suas ideias

Sempre que você tiver uma ideia, em qualquer lugar ou momento dê um jeito de anotá-las. Cada pensamento por mínimo e mais vago que seja, pode ser melhor pensado e elaborado mais tarde. Todo pensamento que surgir na sua mente sobre possíveis conteúdos, deve ser valorizado anotado e guardado. Mais a frente vocês entenderão, ainda nesse post, porque e como essa ação pode te ajudar.  

Você pode guardar suas ideias no bloco de notas, pasta do computador, agendas e outros lugares que você preferir. O que importa nesse momento, é guardar esse foco de luz que você teve para criar conteúdo e não deixar que ele escape de você. Encare isso como aqueles insights que você anota nas lives para não esquecer depois.

2ª dica – Considere absolutamente todas as sugestões

O propósito de uma reunião de brainstorming é exatamente esse: pegar todos os insights e ver quais são bons ou não. Entretanto, existem aquelas ideias que surgem e no primeiro momento não parecem ser tão boas, mas que quando são amadurecidas, ganham grandes possibilidades de engajamento e valor agregado.

Então a dica é: pegue as ideias não tão boas assim e as faça ficarem boas! Você está ali justamente para isso: para pensar em estratégias e conteúdos bons para seu negócio. Talvez o que pareça ruim, só precise de alguns ajustes e de um novo olhar. Você como CEO, sabe mais do que ninguém que algumas coisas só precisam de uma visão diferente para serem as melhores do mercado. Recicle ideias que você ache que não são tão legais assim e as coloque no páreo com as ótimas ideias, e dê uma nova perspectiva para elas. Só assim você terá certeza de que elas realmente são ruins ou de que, você pode estar desperdiçando um ótimo conteúdo. 

3ª dica – Organize-se para não interromper o seu momento de brainstorming

Tanto em equipe quando individualmente, ser interrompida ou ir fazer outras coisas no meio do processo pode ser péssimo. Organizar-se para ter esse tempo somente para ter ideias e analisar propostas é fundamentalmente bom para que as ideias fluam sem interrupções, podendo assim, ser finalizadas de maneira correta.

Imagine que você está fazendo um carro pegar no tranco e quando finalmente ele pega, você o desliga. Assim é com as reuniões de brainstorming, você separa aquele tempo para se ter e a amadurecer ideias, mas e quando elas começam a surgir você interrompe o processo. Tenha ciência de que quando sua ideia surgir, você precisa passar por todo processo de criação e finalização! Se você parar no meio do caminho, pode ser que você não volte com o mesmo gás ou com o mesmo pensamento de quando a ideia surgiu. 

4ª dica: Enumere seus problemas, quais a soluções e quais os resultados que seu conteúdo vai te trazer.

Qual o problema que você tem enfrentado com relação ao conteúdo? Eu preciso melhorar o engajamento dos meus posts? Exibir melhor seus produtos no Instagram? Produzir mais conteúdos de valor? É extremamente importante que você liste absolutamente todos os problemas que você precisa resolver, quais as ideias que você precisa ter e ir riscando esses problemas quando você conseguir finalizar a ideia direcionada para eles.

E a solução que eu preciso? Qual ideia eu preciso ter que me trará a solução desejada? Enumere também as soluções para cada um dos seu problemas, lado a lado. Preciso pensar em conteúdos compartilháveis para meu perfil, e a solução me trará mais engajamento e alcance do meu perfil. Então eu preciso pensar em um conteúdo que reúna altas características de compartilhamento e altos índices de interesse (algo que as pessoas possam enviar para mais pessoas e salvarem) pelo meu público alvo.

Foque também nos resultados das suas soluções, isso te motiva e abre a sua mente para que ela pense em coisas que você almeja. Depois que eu executar essa ideia e colocar em prática, quais os resultados eu terei? Serão os que eu espero? Serão pelo menos bons? É melhor ter esses resultados do que nenhum? Mensure esses resultados antes de desenvolver melhor seu pensamento, se sua conclusão for de que a ideia não te trará frutos não tão bons assim, tente adaptá-la, e se mesmo assim continuar ruim, é melhor descartar.

Exemplo de organização de ideias, soluções e resultados na Mulheres CEO:

5ª dica – Após ter tido uma reunião de brainstorming produtiva, é hora de reservar o dia e hora para colocar em prática

Não importa se for em equipe ou sozinha, é muito interessante que após você finalizar suas ideias e anotar passo a passo do que é preciso fazer. Organize no seu seu calendário a data de execução de cada uma dessas ideias e defina prazos para elas serem postadas. Isso te ajuda a não esquecer nada no fundo do baú e nem a deixar de passar nada para cada responsável de cada setor (caso sua equipe seja composta por mais colaboradores).

Gostaríamos de ressaltar que, criar conteúdo vai muito além de sentar em um horário específico do dia e ter uma ideia mirabolante que vai resolver todos os seus problemas. O brainstorming é um método de organização de ideias e separação de tempo para resolver problemas eventuais que você possa ter. Nesse caso, o problema ou objetivo é a produção de conteúdo em tempo hábil, o que não garante que você sairá com milhares de ideias prontinhas. Se for preciso utilize o brainstorming quantas vezes for necessários em uma semana, até você conseguir o resultado esperado. É importante ter persistência e pesquisar muito, caso seja uma situação esporádica ou mais complexa.

Esperamos que você consiga produzir muitos conteúdos depois desse post!

Beijos e até o próximo post.

Já ouviu a playlist mais #girlboss da internet hoje? Não? Então não perde mais tempo, ela tem as melhores músicas!