fbpx

Case – KKW Beauty X Kylie Cosmetics: entenda como Kim kardashian e Kylie jenner faturam com produtos parecidos

Kylie Jenner e Kim Kardashian posando para uma campanha para kylie cosmetics

Case – KKW Beauty X Kylie Cosmetics: entenda como Kim kardashian e Kylie jenner faturam com produtos parecidos

Kim Kardashian e Kylie Jenner conseguem faturar no mesmo segmento e ainda desvinculam as marcas uma da outra com  estratégias de venda e divulgação, provando que é possível atuar em nichos considerados “saturados” oferecendo produtos parecidos.

Seja na internet ou nos meios físicos, é bem comum encontrar  pessoas com medo de iniciar um negócio.  Isso devido a falta de um produto ou serviço diferente dos que já estão inseridos no mercado. No case de hoje vamos te mostrar que é possível sim, oferecer produtos parecidos com os dos seus concorrentes e até trabalhar com estratégias parecidas. Nesse post você vai aprender com Kim Kardashian e Kylie Jenner, como entrar em um nicho saturado e se desassociar até da sua irmã, caso ela venda produtos parecidos com os seus!

Para quem não conhece, Kim Kardashian West e Kylie Jenner vem de uma das famílias mais badaladas do show business. Boa parte da fama delas vem do reality show Keeping Up With The Kardashians e do tino para negócios da matriarca da família, Kris Jenner. Mas isso é uma história que já contamos em outro post.

Leia também: Quatro coisas que você pode aprender com Kris Jenner.

Resumo da história da KKW Beauty

Nascida para atender o desejo do público de ter os famosos contornos de Kim, a KKW Beauty começou com uma pequena linha de contornos faciais e pincéis com a mesma função. Mas a empresa não nasceu no ponto em que está ou de uma ideia isolada. Antes de tudo, Kim Kardashian se aventurou e pegou um pouco experiência com a Kardashian Beauty, empresa de cosméticos em parceria com as outras irmãs. Após ver todo o potencial do seu nome e produto, a empresária resolveu investir em uma marca própria.

Kim Kardashian no stande da sua marca de maquiagem Kim Kardashian West Beauty
Kim Kardashian e sua marca KKW vem conquistando cada vez mais público

Resumo da história da Kylie Cosmétics

A Kylie Cosmétics nasceu dois anos e meio antes da KKW Beauty, e é liderada pela caçula do clã, Kylie Jenner. Kylie assim como sua irmã, não teve sua ideia lapidada desde o início. Com o nome inicial de Kylie Lip kits, a Jenner mais nova começou sua história no mundo dos cosméticos e beleza entregando batons e kits para lábios com “segredos” para mais volume e um tom mais duradouro na boca. Entendendo todo o potencial da marca e a lucratividade que esse nicho poderia trazer, a mamãe Kris, logo acendeu uma luzinha na cabeça da filha e assinalou o caminho vantajoso a ser seguido. Assim nasceu a Kylie Cosmetics que conhecemos hoje.

Kylie Jenner no lançamento do batom liquido da sua marca Kylie Cosmetics
Kylie no lançamento de mais uma batom da sua marca Kylie Cosmetics

Os produtos das marcas

Tanto a Kylie Cosmetics quanto a KKW Beauty atuam no nicho da beleza e entregam para seus respectivos públicos alvo, produtos que vão desde cuidados essenciais para a pele até artigos para maquiagens mais elaboradas. Todas as linhas das marcas são considerados de alta qualidade e com padrões inovadores em suas fórmulas de composição.  

Os produtos variam entre linhas para o corpo, rosto, e até fragâncias. Porém, o foco está nas maquiagens e em toda beleza que elas deixam transparecer, principalmente no rosto de suas idealizadoras.

Ambas as marcas oferecem:

  • Kits de lip tint;
  • Paletas de sombra;
  • Base;
  • Cílios;
  • Pincéis e lápis para contorno;
  • Rímel;
  • Pós;
  • Blushs;
  • Iluminadores;
  • Delineadores e mais.

Os combos oferecidos pelas irmãs reforçam o quanto os produtos se diferem entre si e trazem uma pegada bem diferente, mesmo sendo direcionados para as mesmas áreas do corpo.  Recentemente Kylie anunciou o desdobramento da Kylie Cosmetics para a Kylie Skin, onde o foco será em produtos de skincare e cuidados mais profundos com a pele do rosto. A nova empresa subsidiária, parece ser uma tentativa de expandir o negócio e de fazer algo mais focado do que a irmã.

Kylie em campanha da nova linha skin care da marca Kylie Cosmetics
Kylie Jenner posando para sua linha de Skin Care

Onde começa a diferenciação

Vale ressaltar que, as empresas já tiveram uma parte de suas ações vendidas para a Coty, uma marca potente no mercado de beleza dos E.U.A. Segundo a Forbes Br, a Coty acredita na potência que as irmãs são e valida o trabalho de ambas, a julgar pelo sucesso das marcas na Internet e por Kim e Kylie oferecerem brilhantemente, produtos que poderiam ser confundidos entre si por pertencerem a duas pessoas de uma mesma família.  

Tendo uma marca grande e investidora de olho nos negócios da família, já podemos ter uma noção de quão rentável as empresas são e do quanto elas se diferem entre si. Embora as campanhas, principalmente nas redes sociais, reforcem o quanto elas trabalham no mesmo nicho, as estratégias, principalmente de Kim, deixam bem claro que a proposta da KKW Beauty e Kylie Cosmetics são diferentes.

KKW Beauty

A comunicação da KKW Beauty reforça sempre o quanto suas maquiagens podem ser utilizadas por mulheres que se aproximam mais da idade de Kim (40 anos), mas que não deixam de estar na moda e acompanhar tendências igualmente a proprietária da marca. 
O instagram da KKW Beauty  apresenta postagens que trazem mulheres com idade entre 20 e 40 anos (algumas sérias e outras mais sensuais) e uma  comunicação mais neutra, passando uma certa seriedade para a marca.

Instagram da marca Kim Kardashian West Beauty
Estilo de comunicação da marca Kim Kardashian West Beauty

Kylie Cosmétics 

O time de marketing de Kylie Jenner investe pesado em uma comunicação mais jovial nas redes sociais, assim como procura compartilhar posts extremamente chamativos para seu público alvo, que provavelmente são jovens entre 15 e 25 anos, que gostam de seguir tendências e realizar challenges no mundo das makes.

No instagram da Kylie Cosmétics, por exemplo, é possível sentir uma pegada mais cômica e ao mesmo tempo profissional, dando a entender que suas maquiagens têm qualidade e funcionam bem para sua proposta de servir algo diferente e que é de fato, atrativo para o público.

Instagram da marca Kylie Cosmetics
Estilo de comunicação da marca Kylie Cosmetics

Hora do Insight:

Com essa ação as duas marcas já começam o seu processo de diferenciação. Elas podem vender maquiagem, mas cada uma vende do seu jeito e tem seu público específico de venda. 

Se você quer entrar em um nicho onde muitos já atuam, uma das primeiras coisas é definir seu público alvo e entender qual tipo de comunicação você deseja ter com ele. 

Faça com que ele sinta que aquilo é feito e pensado para ele assim como Kim e Kylie fazem. Use e abuse de elementos visuais (fotos ou vídeos) ou comunicacionais (legendas ou oralidade)  que atraiam as pessoas e as instiguem a saber mais sobre você ou seu produto, mesmo que já existam outras empresas no mercado.

Design das marcas e produtos

Quem conhece Kim Kardashian sabe o quanto ela é ousada e perfeccionista ao mesmo tempo. Esse lado fica bem explícito na KKW Beauty e em seus produtos. A marca traz um design um tanto minimalista desde sua logo até o acabamento das embalagens, que carregam o nome da empresa escrito em caixa alta. A cores em tons pastéis ou foscos predominam sempre, dando destaque na maioria que é de coloração rosa mais claro e suave ou marrom fosco.

Linha de maquiagem da marca Kim Kardashian West Beauty
Para sua marca, Kim adota um design que comunique com a sua essência!

Já na Kylie Cosmetics já podemos sentir a diferença da pegada de Kylie, que é mais descolada e quer passar algo mais “cool” para as pessoas. Isso começa pela logo e permanece nas representações das partes do corpo de Kylie, nas embalagens dos produtos, dependendo da função. 

A logo geral da marca apresenta o design dos lábios da dona e acompanha a maioria dos produtos, principalmente os batons. As cores na Kylie Cosmetics variam mais do que na marca de Kim, passando pelo preto e indo até o vermelho. O diferencial aqui é o uso de muito glitter e cores platinadas ou luminosas (apreciadas por adolescentes e pessoas mais jovens).

Linha de maquiagem da marca Kylie Cosmetics.
Em design de marca, Kylie procura o lado oposto da irmã ao adotar uma pegada mais jovem!

Mais um insight para você:

Não importa em qual nicho ou qual tipo de empreendimento você tem, é imprescindível que  você  insira sua personalidade na marca! Sua diferenciação parte justamente dos seus gostos pessoais e daquilo que seu público possa vir a se identificar com você. 

No caso das irmãs, as marcas refletem exatamente um pouco de seus gostos pessoais, mostram sutilmente aquilo que elas gostam no dia a dia e conversam com suas respectivas idades. Na sua marca não pode ser diferente, podem existir 20 marcas vendendo o que você deseja vender, mas só você gosta de determinadas coisas e só o seu negócio vai investir em detalhes mínimos, que vão estar ligados diretamente à sua personalidade. 

Proporcionar a experiência do unboxing e dar mais atenção à suas embalagens pode ser sua grande sacada, assim com as irmãs. Oferecer uma embalagem bonita e realmente atrativa, agrega valor e faz com que: as pessoas tenham vontade de falar sobre você (principalmente nas redes sociais), compartilhem sua experiência de compra e tenham vontade de voltar a adquirir mais produtos devido a qualidade e beleza ou atenção entregues.

A rivalidade entre as marcas

Na nossa opinião, a melhor estratégia de Kim e Kylie foi fazer com que não exista rivalidade entre suas marcas. Desde o início a Kylie Cosmetics (que chegou ao mercado primeiro) demonstrou apoio e suporte a marca iniciante. Isso sem mencionar as parcerias que as irmãs fazem tanto entre elas, quanto com as outras irmãs do clã. Essa atitude exclui quase que permanentemente a rivalidade que poderia existir entre as duas marcas e seus fãs.

Assista ao vídeo promocional da parceria a entre Kim e Kylie nas empresas:

Não estamos dizendo que talvez não exista competitividade entre KKW Beauty e Kylie Cosmetics, mas sim que suas donas trabalham para que seus públicos entendam que cada uma tem de jeito diferente e até atendem as duas partes, fazendo parcerias entre elas. 

Outro Insight:

No empreendedorismo, principalmente feminino, é super importante que você não veja seus concorrentes como inimigos que vão destruir seu negócio. A mentalidade que você precisa ter desde o início é a de que “o sol que brilha para os outros, também brilha para você”. 

Claro que nem sempre você poderá fazer parcerias com suas concorrentes, mas apoiar o trabalho da coleguinha ou simplesmente não vê-la como sua maior inimiga, já te ajuda bastante. É melhor utilizar seus concorrentes para se inspirar e não para te desmotivar.

E é exatamente isso que Kim Kardashian e Kylie Jenner seguem fazendo, cada uma atua oferecendo produtos talvez parecidos, mas sem se importarem muito com o que a outra anda fazendo ou se preocupando se determinado lançamento é mais bem sucedido do que o outro.

Pelo contrário, elas trabalham juntas e sempre dão um jeito de favorecer os fãs dos dois lados, oferecendo combos e produtos diferenciados com parcerias até em outras empresas. 

Uma das colaborações entre as irmãs para a marca KKW Fragance

Lição geral que você pode tirar desse case:

Se for para pensar bem, em todo lugar existirão pessoas que oferecem coisas parecidas com as que você quer oferecer. Estudar maneiras de conseguir se distinguir em meio aos outros que já estão inseridos no mercado, pode parecer difícil assim como foi para Kim quando a KKW Beauty foi lançada ou como foi para Kylie, quando ela passou a oferecer produtos parecidos com os da irmã. 

O que determinou o sucesso de ambas foram as estratégias de comunicação e conexão com o público alvo. Em resumo, o que você precisa fazer é: não se preocupar com a concorrência e procurar maneiras de fazer seus produtos se destacarem a partir das suas características pessoais. 

Pense em maneiras de investir nos pequenos detalhes e ir moldando-os de acordo com sua persona ou com o que ela espera de você. Essa é a lição incrível podemos aprender com Kim Kardashian e Kylie Jenner!

Leia também: Aprenda a se diferenciar em nichos saturados.

Você já conhece nosso Twitter? Compartilhamos algumas estratégias e vários memes bem engraçados do nosso cotidiano de empreendedora lá. Vem seguir a gente!