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Como acabar com o fantasma da comparação?

Como acabar com o fantasma da comparação?

A comparação pode despertar gatilhos em empreendedoras e colaborar para que muitas fiquem estagnadas em algum ponto do empreendedorismo.

Quem nunca se comparou com o coleguinha ao lado né?! Muitas empreendedoras enfrentam o medo de começar ou de continuar um projeto, quando se deparam com seus concorrentes e se acham inferiores. E se você também se sente assim, esse post tem a intenção de te fazer enxergar o quão única você é, e te dizer como acabar como fantasma da comparação te dando dicas práticas.

O fantasma da comparação é algo que muitas de nós sentimos, principalmente, quando estamos no início da nossa jornada como empreendedoras. Aquela sensação de que “a grama da vizinha está sempre mais verde” nos deixa ansiosas e faz com que coloquemos defeito onde simplesmente não existe. A questão talvez nem seja como acabar com o fantasma da comparação, mas sim, como encarar esse sentimento que assombra muitas (quando dizemos muitas, são muitas mesmo) pessoas, e trava vários projetos por aí. E para isso não ocorrer mais, segue abaixo alguns direcionamentos para você adotar no seu cotidiano:

ENTENDA SEU JEITO DE SER E ADOTE-O

Seu jeito de ser, sua maneira de empreender e o modo como você conduz seu negócio é sempre colocado à prova! Seu sucesso sempre é medido com a régua da comparação justamente por quem deveria ser sua maior apoiadora, que deveria ser você mesma. E é aí que o fantasma da comparação habita.

Você é única, sua fala é única, assim como suas ideias e seus clientes. O que seus concorrentes estão fazendo, como eles tão fazendo e se estão fazendo, é uma particularidade deles. Seja você mesma, seja autoconfiante e pense que seu negócio ou projeto que você estiver desenvolvendo, tem que ter sua essência e não, a essência do coleguinha do lado. Até por que, do ponto de vista mercadológico, tentar adotar as características iguais a do concorrente pode te prejudicar muito!

Se você não se sentir confiante o suficiente, temos um post que talvez possa te ajudar!

COMECE DO PONTO DE PARTIDA, NÃO DÊ PASSOS ENORMES SE SUAS PERNAS SÃO CURTAS

Muitas vezes, o fantasma da comparação bate a porta quando você tenta alcançar aquele lugar onde seu concorrente já está, sendo que você não passou nem pela metade do que ele já percorreu. E isso não ocorre só com quem está começando viu?! Gente com anos de mercado, se comparam com quem tem o dobro e acabam se frustrando!

Analise o ponto em que você está e veja se você está fazendo o que é necessário para progredir. Se você entender que sim, que você está fazendo o possível, então não tem porque se sentir frustrada ou fracassada! Seu negócio irá progredir na medida do possível também. Às vezes é melhor matar um leão por dia, do que tentar matar vários de uma vez, e no final das contas não matar nenhum.

CADA UM FAZ O QUE É MELHOR PARA SI, E VOCÊ NÃO SERÁ DIFERENTE

No mundo dos negócios é muito comum ouvir as seguintes frases: “Ah mas minha concorrente trabalha assim”, “mas se eu não fizer como a outra meu negócio ficará atrás” ou “como vender se meu concorrente vende assim e eu não?” e isso é um bloqueador enorme!

Você não precisa e nem deve acompanhar tendências almejando ser igual ou ter o mesmo sucesso que o outro. Você tem que fazer porque de fato é o melhor para o seu negócio e te trará um bom resultado. O fantasma da comparação ataca justamente quando você adota uma estratégia que não cai bem em seu negócio e você não tem o mesmo resultado. Portanto, faça somente o que você achar que é melhor para você e para seu negócio.

DESLIGUE-SE UM POUCO DOS SEUS CONCORRENTES, ACOMPANHa-LOS DEMAIS SÓ TE DÁ ANSIEDADE

Essa é uma das dicas chaves que ajuda ou mostra em partes, como acabar com o fantasma da comparação. Passar muito tempo vendo o que seus concorrentes fazem, o que lançam, quais tendências eles adotam e várias outras coisas, te dão muito gatilho! E esses gatilhos fazem com que você se sinta inferior e queira acompanhar seus concorrentes cada vez mais. Invista seu tempo pensando em coisas novas para seu negócio, pesquise estratégias, teste conteúdos diferentes e outras coisas mais.

Essas práticas te fazem ficar distraídas e a não ficar obcecada pelos seus concorrentes. Obviamente você precisa observá-los, porque você é uma ótima CEO e isso faz parte de montar estratégias de marketing, para oferecer seus diferenciais. Mas é só! Nada de ficar o dia inteiro espionando quem é seu concorrente.

O SUCESSO DA OUTRA NÃO ANULA O SEU, APENAS ABRE ESPAÇO PARA VOCÊ SE INSPIRAR E CONSEGUIR SEU PRÓPRIO SUCESSO

Outro grande problema, é achar que só porque outras alcançaram o ápice do faturamento ou trabalham com aquilo que você tem vontade trabalhar também, seu sucesso desceu pelo ralo. Nada disso, quem disse que sua concorrente não pode ser sua inspiração? E que inclusive, você pode trabalhar até ela se tornar sua concorrente direta?

Se enxergue capaz de alcançar quem está no topo! Não deixe alguns contratempos te colocarem para baixo e te fazer achar que, por uma já estar brilhando, você também não pode brilhar. Existe lugar para todas no mercado, não garantimos que não exista rivalidade, porém cada uma pode mostrar seu talento sim!

ENCONTRE O SUCESSO NAS SUAS PEQUENAS CONQUISTAS, SÃO ELAS QUE TE FARÃO FELIZ

Por fim, para vencer esse fantasma da comparação, você não precisará de muito! Basta apenas você se atentar a cada pequena conquista que alcançar, principalmente se estiver no começo. Observe cada elogio recebido, cada direct com palavras positivas, a cada produto vendido e as metas batidas. Essas serão suas alegrias diárias!

Quando você perceber, você nem estará lembrando da existência de um concorrente melhor que você. Só seu negócio e as conquistas dele importarão para você! O sentimento de realização tomará conta de você e te fará ter olhos só para sua empresa e para os progressos que ela tem, a curto, a médio e a longo prazo!

Dito isso, reflita sobre tudo isso que escrevemos aqui hoje e coloque em prática! Temos certeza de que o que não falta aí é talento para ser mostrado ao mundo todo, e que essas comparações não passam de meros sentimentos sem sentido. Seu negócio é muito maior e mais valioso do que qualquer concorrente que já exista!

Esperamos realmente, que você tenha aprendido ou pelo menos entendido como acabar com o fantasma da comparação!

Beijos e até o próximo post.