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Como chamar a atenção do seu público para conteúdos

Como chamar a atenção do seu público para conteúdos

Criar conteúdos na internet não é tão fácil quanto parece. Entender o que seu público precisa e oferecer um conteúdo de atrativo demanda uma série de estratégias.

Você já teve a sensação de se desdobrar tentando produzir e entregar vários modelos de conteúdo e no final, ninguém te deu a atenção merecida? Essa é uma sensação que praticamente todos, ou quase todos, os produtores de conteúdos já passaram ao longo da sua carreira na internet e até mesmo em outros meios. Esse post não tem a intenção de te falar quais tipo de conteúdos criar, mas sim, te mostrar como criar conteúdo que chame atenção no Instagram, em alguns passos simples.

1º PASSO – COMECE PELO COMEÇO

Seu conteúdo pode até ser bom, mas o começo as vezes é longo, previsível ou entediante. Simplifique as coisas, mas não vá direto ao ponto! Comece introduzindo o assunto e desenvolva bem, principalmente, se for um texto que ficará longo e ou abordará muitos assuntos. 

Faça com que seu texto tenha início, meio e fim. As pessoas não gostam de enrolação e nem de previsibilidade. Tudo o que elas querem no Instagram é: praticidade e valor em conteúdos que realmente agreguem, conteúdos que não consumam muito tempo e conteúdos que sejam mostrados de forma diferenciada. Invista em modelos de conteúdos escritos que não exijam muito tempo do seu público alvo, mas que ao mesmo tempo tenham uma escrita agradável e fluente, do tipo que nem se percebe o tempo passando quando se lê.

Dica de escrita:

Se seu post, por acaso, for longo demais e mostrar a finalidade dele logo no começo, as pessoas vão ler as duas frases iniciais e de cara já entenderão o final ou pelo menos, vão presumi-lo. Esse pode ser um dos fatores que resulta na sua falta de engajamento. Invista em posts com legendas bem estruturadas, como início, meio e fim e não se esqueça de tornar seu texto o menos denso possível, provocando a sensação de praticidade e rapidez em quem está lendo.

2º PASSO – DESCOMPLIQUE O COMPLICADO

Assuntos muito complicados podem afastar as pessoas, apenas pela falta de entendimento! Pode ser que aquela postagem que você fez, seja super necessária, mas as pessoas literalmente não ligaram para ela devido a complexidade do assunto. Nesse momento, cabe a você pensar em maneiras de descomplicar o complicado e entregar para seu público um conteúdo que esteja dentro dos limites compreensíveis (rapidamente). 

Imagine que você está em um espaço competindo com muitos outros concorrentes de outros nichos. O Instagram do seu público alvo é literalmente um amontoado de perfis oferecendo produtos de várias lojas, parentes postando fotos pessoais, blogueiras produzindo conteúdos legais, fotos de bichinhos no pesquisar e você postando aquele assunto super complicado que dói a cabeça só de pensar. Quem será que ganhará a atenção e o engajamento? Com certeza não será seu conteúdo.

Dica de descomplicação:

Memes, designs diferenciados e esquemas com gráficos ou tabelas podem te ajudar nessa missão. Pense e pesquise por métodos que possam atrair a atenção do seu público e abordar o assunto complicado de maneira interativa. Sobre a legenda, tente ser suavizar ao máximo as coisas e invista na linguagem que seu público alvo gosta, emojis também podem dar uma quebrada na densidade da coisa.

3º PASSO – INVISTA NO DESIGN E NOVOS FORMATOS

Aquilo que é novo sempre é atrativo aos olhos, né? Quando você consegue oferecer uma experiência diferenciada ao seu público naquele primeiro contato com seu conteúdo, automaticamente as pessoas sentem a necessidade de engajar. Seja salvando para ver depois, gente comentando o quanto está legal ou o quanto você ajudou, pessoas enviando para os amigos verem aquela coisa diferente dos demais perfis. Enfim, quando o novo é colocado em jogo, as possibilidades de engajamento são bem amplas.

Fugir de formatos que já vem sendo explorados por você há algum tempo te faz atrair a atenção das pessoas e dá a ela uma nova perspectiva sobre o seu perfil. Além de mostrar o quanto você está empenhada para trazer conteúdos de forma atrativa e diferenciada. Comece utilizando as cores do universo de marca da sua empresa e desenvolva um estilo único das suas postagens, pode ser fofo, descolado ou maneiro. Tudo vai depender do seu público. Ah, e não se apegue muito em um formato de postagem, é bom utilizar as mesmas cores, mas variar nos modelos e formatos.

Dica para oferecer formatos de postagens atrativos:

Acompanhe as tendências dentro e fora do seu nicho e observe o que poderia ser bom para seu negócio. Pense em como elas ficariam quando aplicadas ao seu produto ou serviço e comece a testar as possibilidades. O mesmo vale para as postagens convencionais, comece a ver os conteúdos e, imagine como eles podem ficar com sua ideia. Mas olha, pense no seu público alvo e nos formatos que eles podem achar atrativos ou não.

4º PASSO – ALINHE SEUS OBJETIVOS

Provavelmente você já ouviu que não se pode ter tudo na vida, certo? Talvez esse seja um caso. Você precisa saber se seu objetivo é realmente engajar, oferecer valor, vender seus produtos ou crescer seu perfil, por exemplo. Focar no apenas engajamento e culpar a falta de atenção do seu público, pelo fracasso em outros objetivos, pode te fazer implementar as estratégias erradas. 

O que eu quero dizer? Quero dizer que você não tem o resultado esperado em um conteúdo, porque ele realmente, não teria um engajamento tão alto. Conteúdos de venda, por exemplo, tem uma taxa de engajamento bem baixa, porque o objetivo não é interação, mas sim as vendas. Você precisa começar a classificar seus conteúdos, mas alinhando ao máximo suas ideias para que a atração aconteça e ter em mente que, cada conteúdo tem atração proporcional, ao que ele é pensado e implementado para fazer. 

Desenvolva o seguinte esquema:

Conteúdo para segunda:

Objetivo: vender produtos

Meta: desenvolver conteúdos de venda atrativos e que despertam vontade de compra.

Conteúdo para terça:

Objetivo: engajar e trazer pessoas novas

Meta: criar conteúdos que tenham narrativas engraçadas e que estimulem as pessoas a salvarem, marcarem outras pessoas ou compartilharem o post.

Conteúdo de quarta:

Objetivo: fazer as pessoas interagirem entre si.

Meta: trazer temas de maneira interativa em que as pessoas possam  e sintam vontade de opinar ou contar suas próprias histórias.

 5º E MAIS IMPORTANTE PASSO – CRIE CONEXÃO

Pode parecer uma dica boba, de tanto que você já viu as pessoas darem por aí, entretanto essa é a melhor de todas e precisamos falar disso nesse post. Quando você estiver criando sua linha editorial ou pensando em como dar uma mudada nos seus conteúdos, se pergunte como sua história se conecta com dos seu seguidores. Se faça as seguintes perguntas: 

  • “Como posso me comunicar para conectar?” 
  • “O que eu estou oferecendo e o que eu posso oferecer para que as pessoas prestem mais atenção em mim?” 
  • “O que me deixa contente e o que deixa elas contente na timeline?”

    A partir dessas respostas, organize-se para pensar em como oferecer conteúdos que conectem. Conteúdos que poderiam ter te ajudado no passado e que podem te ajudar em algum ponto, no futuro. Faça curadoria de temas, baseada nas dores do seu público e nas suas próprias dores, aborde assuntos que possam ser uma dificuldade para você e para muitas outras empreendedoras. Ofereça produtos ou mostre seu serviço, justamente do jeito que aquela pessoas precisa ver para ter o sentimento de compra despertado.

    O segredo da atração está justamente na conexão. A melhor forma de fazer as pessoas pararem de rolar o feed do Instagram, é apostando em coisas que as façam se sentirem representadas ou tocada. Quando você se identifica com algo, automaticamente vem a vontade de curtir, comentar ou compartilhar, né? Assim é com as pessoas que te seguem, quanto mais você investir nisso, mais atenção você terá no Instagram.

    PASSO BÔNUS – SAIBA SEMPRE, O VALOR DO SEU CONTEÚDO

    Passo de autoajuda para você não se torturar querendo muitas provas atenção por parte do seu público: sempre que você desenvolver algo e não tiver o desempenho esperado, pense no valor que aquela postagem tem para quem viu e interagiu. Mesmo que seja uma pessoa, já valeu seu esforço, você conseguiu mostrar o que e passou a mensagem desejada, pelo menos para aquela única pessoa que visualizou, curtiu ou comentou. Não se apegue tanto à números e nem se torture tanto. Quem te segue e gosta do que você faz, sabe do seu valor e da qualidade daquilo que você disponibiliza!

    Espero que vocês tenham gostado da postagem.

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