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6 passos para converter clientes e fechar mais vendas com o Instagram

6 passos para converter clientes e fechar mais vendas com o Instagram

Fechar vendas nas primeiras semanas, após criar um perfil, é um problema que muitas empreendedoras enfrentam e têm dúvida. Estes passos vão te ajudar a transformar seguidores em clientes e a vender online.

 

Não conseguir vender no Instagram pode ser motivo de frustração para muitas empreendedoras. Geralmente, isso acontece porque elas têm muitos seguidores, mas não tem clientes de fato. Pensando nisso, listamos 6 passos para converter clientes e fechar mais vendas com o Instagram, usando algumas estratégias para conversão de seguidores em clientes e garantir um retorno mais rápido.

passo número 1 – foque nas métricas que realmente importam 

O erro de muitas empreendedoras (principalmente nas redes sociais) ao começarem, é se comparar com concorrentes ou pessoas que fazem algo parecido. Não se importe somente com números de engajamento, quantidade de postagens e tudo aquilo que eles já têm, afinal você é nova no mercado. 

Comece pensando apenas em oferecer qualidade. Faça postagens sem intenção de sucesso e sem pretensões de conseguir números de engajamento iguais, mas empenhe-se para oferecer o melhor e colher resultados por isso. Alguns de seus concorrentes já tem ótimos números pois já estão no ramo há muito mais tempo do que você. Tentar acompanhá-los ou se comparar demais pode te trazer frustração.

Entenda que: quem gostar dos seus produtos ou conteúdos, vai te seguir naturalmente, porque em algum ponto essa pessoa vai querer adquirir um de seus artigos. Mas um seguidor conseguido apenas por status, só fará volume no número de seguidores (os famosos seguidores fantasmas) porque, provavelmente você não conseguirá dele interação e nem vendas.

PASSO NÚMERO 2 – TENHA UMA FREQUÊNCIA DE POSTAGENS E CONTEÚDO DE QUALIDADE (quem não é visto não é lembrado)

Ter uma frequência de postagens é realmente importante para você que está no início. Elaborar conteúdos que agreguem valor e postá-los regularmente duas ou até, três vezes por dia te ajuda a ter presença digital. Essa estratégia também te ajuda, a mostrar que você não está ali só de passagem, com um hobby que pode acabar a qualquer momento. Ou seja, postar frequentemente pode gerar mais confiança no público.

O melhor de postar todos os dias, é que você consegue criar uma conexão com quem te segue e está ali especialmente para ver conteúdos ou artigos da sua loja. Isso com certeza vai te ajudar lá na frente, quando chegar o momento de oferecer algo para venda. Caso você opte por começar a oferecer seus produtos desde o início, quanto mais você oferecer (do jeito certo), mais chances das pessoas se interessarem.

PASSO NÚMERO 3 – CONHEÇA AS CARACTERÍSTICAS DO SEU NEGÓCIO E DO SEU PRODUTO (tENTAR vender algo desconhecido NÃO fará as pessoas se interessarem) 

Esse é um erro cometido por muitas pessoas! Não é só pegar uma foto do seu produto e postar no feed, falando que é bonito e que combina com determinada coisa. Estude aquilo que você quer vender ou já vende e crie opções diferentes de postagem. Faça o público reconhecer que você sua e loja são diferenciadas, mesmo oferecendo algo que muitos já vendem. 

Quando você mostra o que sabe de um jeito diferenciado ou atrativo, as pessoas que já te seguem se conectam mais e outras pessoas são atraídas. Esse pessoal novo que vai chegar através da sua diferenciação ou do seu conteúdo, serão pessoas qualificadas para seu negócio (com alto potencial de engajar e comprar). Esse público terá mais curiosidade sobre o que você vende e procurará por mais informações. É aí que se ganha mais chances de venda e pode-se até , implementar mais estratégias, como CTA’s, por exemplo, para converter esse público em clientes. Lembre-se: tudo começa com conhecimento, diferenciação e conteúdo bem pensado.

PASSO NÚMERO 4 – ENCARE TODA OPORTUNIDADE DE VENDA (seu Instagram existe para você oferecer seu produto, então não perca CHANCES)

Pense que o perfil da sua loja é o principal meio de te fazer ganhar dinheiro. O Instagram te dá várias possibilidades de exibição do seu produto a qualquer momento, e seu feed é uma dessas opções. Encare-o como uma vitrine que você pode e deve fazer as pessoas visitarem o dia todo, mas sem forçar a barra.

Não espere a oportunidade certa para poder oferecer o que você vende! Convide as pessoas a darem uma olhadinha naquilo que você já postou, nas tendências, nas novidades e em tudo que você disponibiliza no seu perfil! Para isso, responda todos os directs, responda comentários, dê curtidas, faça storys, igtvs e tudo o que for conveniente. Crie hashtags sobre sua loja, ou seu produto, se promova em alguns posts (mas que tenham a ver com o perfil da sua marca e tenha a ver com seu público). Enviar seu perfil para parentes, amigos divulguar-se em grupos de Facebook, pode ser uma boa também! Dê simplesmente o melhor de si para promover seu negócio.

Uma dica importante dentro desse passo: não seja a empreendedora que só sabe falar de si mesma ou do seu produto sempre (aquela que pede para todo mundo comprar a todo custo). Saiba ser convidativa sem ser repetitiva, chata ou mandona. Caso você não saiba por onde começar, temos um post lá no Instagram da Mulheres CEO que exemplifica bem, alguns passos para você não ser essa pessoa.

PASSO NÚMERO 5 – SAIBA PASSAR AS INFORMAÇÕES CORRETAS PARA SEU PÚBLICO (talvez as PESSOAS não comprem por acharem seu Instagram uma bagunça de informações)

Quando você for criar a sua marca, desenvolva uma identidade visual atrativa e que converse com seu público. Essa identidade tem que transmitir o que você e sua empresa pensam ou trazem de bom para seu público alvo. Crie uma biografia clara para o perfil, que conte o que sua empresa faz. Para facilitar o processo, pense que a bio é uma das primeiras coisas que as pessoas verão no perfil do seu negócio e que, o ela diz é muito importante. Dependendo, sua bio quem fará com que as pessoas desçam até os produto no feed.

Consiga provas sociais de quem já adquiriu algo e deixe fixado no seus destaques. Essas provas podem ser feedbacks e depoimentos positivos, que além de te ajudar a ter mais autoridade, te ajudam a projetar mais confiança em quem nunca comprou nada na sua loja. A ferramenta “destaques” da plataforma, pode servir para fixar informações importantes sobre sua empresa e poupar o tempo dos seus clientes, que já não precisarão mais, procurar exaustiva ou entediantemente por essas informações.

Saiba intercalar conteúdo de valor, conteúdo de venda e conteúdo compartilhável dentro do seu Instagram. Não poste demasiadamente sobre um ou outro, quando feitos na medida certa, esses três tipos de conteúdo te ajudam a fixar a ideia correta na mente do seu público, e até mesmo, aquecê-los em caso de lançamentos.

PASSO NÚMERO 6 – IMPLEMENTE CTA’s (chamadas para ação) e tente atrair o cliente para fora do Instagram

Sempre que você postar algo, tente incitar seu público a interagir com você, a visitar seu perfil e até seu site. Estimule-os a propagar mais sobre seu perfil e tudo o que ele faz, mas para isso acontecer, faça mais do que seus clientes esperam. Dê lembrancinhas e escreva cartões ou cartas incentivando o compartilhamento da experiência de compra na plataforma. Você pode também, pensar em promoções ou formas de fornecer alguns privilégios, caso eles executam alguma ação através do seu Instagram. 

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Beijos e até o próximo post!