fbpx

Como ser mais produtiva no home office

Como ser mais produtiva no home office

Quando se fala em Home office a maioria das pessoas logo pensa no trabalho feito de casa, com qualquer roupa, em qualquer posição e em qualquer ambiente. Isso funciona bem quando você é o empregado de alguém, já tem um salário fixo e já sabe exatamente o que fazer. Mas e quando a história se inverte e é VOCÊ a dona do negócio, a empregadora, a pessoa que tem que fazer as estratégias darem certo e às vezes, a única responsável por fazer a lucratividade bater a meta do mês? Então, é nesse ponto que muitas de nós se perde, no momento em que estamos sentadas na cadeira, no sofá ou seja lá onde for por várias horas seguidas e se pega estagnada no mesmo lugar ou sentindo que o serviço está por toda parte depois de um dia inteiro de trabalho.

Para te ajudar listamos 10 dicas para você começar a colocar em prática e se tornar mais produtiva no Home Office. 

1. Tenha uma rotina matinal

É bem importante que você levante da sua cama e já inicie sua rotina como você sempre faz: lavando o rosto, escovando os dentes e trocando de roupa (diferente das que você normalmente usa em casa), mas que seja confortável. Estudos indicam que a probabilidade de você ficar mais concentrada no seu trabalho se estiver com uma roupa diferente da que você dorme é muito maior, além de ajudar seu cérebro a entender que você agora ta no modo trabalho, e não lazer, descanso, preguiça ou qualquer outro que possa existir em você. 

Ler, fazer exercícios físicos, tomar sol ou meditar nem que seja por 20 minutos pela manhã já te dá grandes possibilidades de ter um dia melhor também. Não precisa ser necessariamente nessa ordem, o importante é que você crie um ritual com você mesma com coisas que te fazem bem e que te preparem para o dia mega produtivo que está por vir.

2. Tenha uma espaço criativo para o trabalho

Se for possível utilize um espaço que tenha tudo a ver com você, com sua empresa ou com a atividade que você desempenha. Esse local precisa te dar a sensação de paz e de liberdade ao mesmo tempo, e, o mais importante, ele precisa transparecer que você não está presa em um cômodo qualquer da sua casa trabalhando freneticamente. Ter uma janela com vista para alguma paisagem ou objetos como porta retratos, esculturas e flores por exemplo podem te inspirar e ajudar bastante nesse momento.

É importante que seu ambiente de trabalho seja arejado e com uma cadeira confortável, que inclusive é responsável por grande parte da sua produtividade. Isso mesmo, se você tem uma cadeira confortável e que não te causa dores de nenhuma natureza, você nem vai ver o tempo passando quando estiver nela, do contrário, se você estiver com uma cadeira desconfortável sua atenção vai para o seu desconforto e isso não é nada desejado no home office.

Se não for possível nada disso (porque a gente sabe que às vezes não dá) você pode colocar uma playlist com as músicas que você gosta bem baixinho do seu lado e se acomodar da maneira mais confortável possível em algum cômodo que não te permita ficar de qualquer jeito (deitada ou em uma posição desajeitada).

(Dica: coloca a nossa playlist pra tocar, se você ainda não conhece a playlist mais girlboss da internet é só clicar aqui)

3. LISTE TODAS AS SUAS TAREFAS

Listar as tarefas do dia tornam seus passos mais precisos e te dão um norte sobre o tempo que você terá naquele dia e sobre o prazo que você tem para cumprir tudo aquilo que você encabeçou como prioridade.  Parece ser uma coisa boba e nada revolucionária, mas quando você colocar em prática, sua percepção de tempo e de produtividade vão começar a mudar.

4. DEFINA O HORÁRIO DE INICIO E DE FIM DO TRABALHO 

Por falar em tempo, é importantíssimo que você determine uma jornada mínima e uma jornada máxima de trabalho, para você não exagerar demais na sua carga horária e também ter uma carga horária pequena, que não vai te permitir render o tanto que você gostaria, poderia e precisa. Sendo mais direta, você tem que definir um horário pra começar a trabalhar e pra poder parar de trabalhar. No início vai ser difícil se desligar de tudo, principalmente quando se está com o trabalho ali, ao lado da cama literalmente e com seu celular e notebook à mãos,  mas com o passar do tempo seu cérebro vai se acostumar com aquilo e não parecerá uma ação tão imprudente, (largar um pouco do trabalho acumulado para o dia seguinte e ir descansar).

Utilizar aparelhos como computadores e celulares diferentes para trabalhar e para seu uso pessoal pode te auxiliar na tarefa de se desligar do trabalho. Isso faz seu cérebro distinguir bem os os momentos de distração e de ter mais atenção com seu trabalho. Se isso não for possível, usar browsers diferentes e separar e-mail pessoal do profissional te ajuda bem. Um ótimo bônus de colocar essa ação em prática é não ficar todo o tempo ligada no que ta acontecendo com seu trabalho e voltar com todo gás no dia seguinte, uma vez que você consegue de fato, descansar seu corpo e sua mente.

5. FAÇA PAUSA PARA  ALMOÇO/LANCHES

Almoçar também é bem importante, assim como ter um horário de almoço. Separar um horário do seu dia para se alimentar corretamente colabora para você dar uma espairecida e causa a sensação de um momento à mais em um dia longo, sem contar que as possibilidades de comer coisas não tão saudáveis diminuem quando você sai de frente do computador e se senta em outro ambiente para ter uma refeição completa.

6. SEPARE TAREFAS LEGAIS PARA A SEGUNDA-FEIRA

Se você tem problemas com a segunda-feira, uma dica de ouro é fazer tudo que você gosta no seu trabalho nesse dia. Sente na frente do seu pc, organize sua semana, pegue aquilo de mais prazeroso que você vai precisar fazer na semana que está por vir e faça na segunda. Pro restante da semana você distribui as tarefas meio chatinhas, pode ser tudo em um dia que você considera mais light ou uma cada uma em dia, assim você nem vai ver as horas da segunda que você considera tão chata passar. Mas lembre-se, tudo vai depender da sua demanda e do seu planejamento para aquela semana se não, você pode se enrolar, hein.

7. SEPARE UM TEMPO PARA VOCÊ

Definir um tempo pra VOCÊ é importantíssimo também, nunca se esqueça disso; não é só porque você trabalha em casa que precisa ficar o tempo todo trabalhando sem um tempo livre, uma diversãozinha, um meet com os amigos e até um mesmo um date. Ficar reclusa e só trabalhando muitas das vezes até atrapalha sua produtividade, te deixa estressada e limita sua criatividade.

8. MANTENHA O FOCO E ELIMINE DISTRAÇÕES

É importante que nada tire seu foco ou te faça desviar atenção a durante o seu momento do trabalho. Televisão, celular, tarefas de casa e até as pessoas do seu convívio às vezes fazem com que seu foco desapareça e não volte tão cedo, e isso também faz com que as horas dos seus dias passem e sua produtividade se vá pelo ralo. 

Nós sabemos como é difícil se desvincular dessas coisas que citamos aí em cima ou simplesmente não deixar que elas tomem a atenção, então novamente, se organizar é o segredo para fazer dar certo. Determinar horários para arrumação da casa, avisar as pessoas que moram com você seu horário de trabalho ou de sua rotina, e tentar se organizar para que no momento de concentração máxima você não seja incomodada.

9. SEPARE um dia PARA RESOLVER TODAS AS SUAS PENDêNCIAS

Uma dica de ouro é pensar em tudo o que você precisa fazer em todos os aspectos da sua vida naquela semana e deixar anotado para o momento em que precisar sair de casa. Isso inclui: listar todas as coisas que você fará para a vida pessoal, para o trabalho ou para sua casa e fazer tudo em de uma vez só em algum dia específico. 

Por exemplo, você precisa sair para ter uma reunião com um fornecedor da sua empresa na quarta, então aproveite a saída para essa reunião e se planeje para fazer tudo o  que precisa para si mesma, para sua casa e pro seu trabalho com uma única saída. Ou seja, você pode ir para a reunião, depois ir para no salão de beleza, ir no supermercado e ir a papelaria. Isso te ajuda a não ficar dando saidinhas e quebrando sua rotina de trabalho, além de economizar mais tempo.

10. DELEGUE FUNÇÕES

Por último e mais importante: Se você trabalha 100% sozinha, seguiu todas essas dicas e mesmo assim está percebendo que seu trabalho não está rendendo e as tarefas só fazem acumular, então talvez seja o momento de começar a delegar.

Contratar alguém que faça aquilo que você já faz bem, mas acha chato ou desgastante às vezes é mais benéfico para a sua saúde mental e para produção da empresa a curto, médio e longo prazo do que se matar de trabalhar e sempre ter a sensação de trabalho acumulado.

Dica bônus: nada disso vai adiantar se você não conhecer a si mesma e não saber o que você precisa, às vezes o que funciona aqui na MCEO ou para sua colega não funciona pra você, então, não se desespere, tente entender sua vida e sua rotina e assim implementar O SEU JEITO de produzir mais e melhor. 

A gente espera que você seja uma Girlboss muito produtiva depois desse post, agora vai lá no instagram na última foto e comenta o que que você achou das dicas!

Beijos e até o próximo post.