Como tornar meu negócio escalável para vender mais

Aprenda como vender mais na internet de forma eficiente, simples e prático para tornar o seu negócio mais escalável usando o digital!
Conseguir vender mais gastando menos pode ser a melhor saída para o seu negócio, caso você estude bem o mercado no qual a empresa está inserida e perceba a tempo as reais necessidades dos seus clientes.

O que é um negócio escalável?

Chamando a atenção para o próprio nome, um negócio escalável é aquele que consegue reproduzir ou entregar em larga escala, produtos ou serviços para seu público em menor tempo e consegue manter todos os seus padrões de qualidade sem danificar nenhum de seus setores por causa da escalabilidade.

O erro de muitas pessoas é achar que se um produto ou serviço é escalável, a empresa toda é, porém não é bem assim. Um negócio que é escalável precisa ter estrutura para receber a alta demanda: um operacional adequado e talvez processos melhores estruturados para atender um fluxo grande de mercadorias/serviços sendo entregues ao mesmo tempo. Tendo apenas um produto escalável, se adequar e alterar poucas ou pequenas coisas, pode fazer com que sua empresa continue sendo do jeito que sempre foi mas com um faturamento maior.

O que é um produto escalável?

Um produto escalável pode fazer com que sua empresa impacte e venda para mais pessoas do que antes. Esse produto pode ser iniciado em um modelo que provém lucro e que pode ser alterado para atender a real necessidade da maioria público alvo de uma só vez, mas sem fazer com que sua empresa precise investir muito nas alterações do produto. Investimentos tais como setor operacional e gerencial em si. 

Ou seja, seu produto escalável é aquele produto que pode ser alterado sem te fazer gastar muito nisso, pode otimizar processos e o melhor, faz o lucro vir com mais facilidade do que os produtos não escaláveis.

E como tornar minha empresa/produto escalável?

O primeiro passo a ser dado não é pensar na escalabilidade, mas sim se sua empresa ou produtos tem capacidade para isso. Tentar escalar sem ter uma noção especifica ou estrutura pode fazer com que sua ação não seja bem sucedida.  Imagine uma vaca que quer amamentar mais de 5 bezerros ao mesmo tempo tendo apenas 4 tetas e não tendo leite o suficiente. Essa vai ser sua empresa ou produto tentando ser escalado sem uma boa estrutura ou estratégia bem elaborada.

Filtre algumas coisas para entender se essa estratégia é ou não para você:

  • Você consegue produzir seus artigos de venda ou entregar serviços com mais rapidez? 
  • Se for o caso de dobrar a produção ou pegar mais clientes, você poderia fazer isso sem se preocupar com operacional, sobrecarga ou falta de insumos?
  • Um único padrão de processos é o suficiente para que você atenda mais pessoas? 
  • Você conseguiria fazer isso sem investimento ou com o mínimo possível?

Se sua resposta foi sim para todas as perguntas, seu negócio ou produto é escalável. Mas se respondeu “não ou talvez” é melhor repensar sobre.

Como escalar suas vendas na prática

Ter uma visão a longo prazo é uma das primeiras coisas que você precisa adotar para escalar vendas. Comprometa-se em ver como as demandas vão afetar seu operacional, sistema de emissão de notas fiscais, suporte para o público e até as condições que sua empresa tem de arcar com isso (em termos técnicos) a curto, médio e longo prazo. Pense e calcule tudo o que puder antes de começar para evitar problemas ou surpresas no meio do caminho.

Pense no marketing como uma estratégia de grande alcance e projeção da sua marca, para que isso seja refletido em vendas. Organize tudo para que todas as fases do seu funil de vendas recebam informações sobre seu produto ou serviço, eduque seu público alvo, invista em divulgação, antecipação, buzz marketing, universo de marca e quaisquer outras estratégias que aproximem ainda mais as pessoas para junto de você e do seu negócio.

Pense em produtos que possam se completar ou complementar outras vendas, que se encaixem, que possam ser vendidos em larga escala ou ficarem preparados para o momento da venda casada. O segredo na hora de vender produtos ou serviços escaláveis é mostrar a usabilidade/aplicabilidade do atrelados a possíveis outros produtos que possam levar seu cliente a comprar mais vezes no seu negócio.

Gerando desejo de compra no público com um produto escalável

Nem só de escalabilidade viverás o homem! Depois de pensar se seu produto ou serviço pode ser escalável ou não, você precisa de uma estratégia para gerar desejo de compra e começar realmente a atingir cada vez mais e mais pessoas.

Se sua estratégia de vendas estiver alinhada com o propósito ou serviço do seu produto, já é um bom começo! Pense em maneiras de mostrar que agora você pode atender mais pessoas e que finalmente seu produto cumpre com aquilo que você prometeu desde o início: ajudar em algo de maneira mais rápida e eficiente por exemplo. Essa estratégia costuma funcionar muito em casos infoprodutos e serviços que podem ser contratados por plataformas online.

Exemplo:

Empreendedores que querem entregar um curso completo, para diminuir o tempo gasto nas consultorias e conseguir que mais pessoas utilizem o mesmo método simultaneamente pagando o mesmo valor.

Vendendo um produto na internet tendo um negócio ou produto escalável

O maior problema da escalabilidade de negócios, produtos e serviços em si, não é nem fazer com que eles sejam tangíveis para a maioria do público alvo, mas sim, torná-los algo que as pessoas realmente tenham interesse e saibam que está sendo produzido ou mudado especialmente para elas.

Na internet, as pessoas costumam investir mais em informação do que conexão! E isso até deu certo por um tempo. Mas nos dias de hoje, produtos e negócios escaláveis precisam suprir essa necessidade de conexão com produtos que tenham mais do que informação ou uma fórmula secreta que faça as coisas darem certo. 

Você precisa focar nas seguintes estratégias quando já estiver com seu negócio, produto ou serviço escalável:

  • Já entender como isso vai ajudar seu público de alguma maneira e focar nisso na hora de contar a novidade.
  • Faça com que as pessoas percebam que elas precisam do seu produto destacando que você tornou o acesso mais fácil e rápido para elas.
  • Entenda como isso pode ser inserido na realidade do seu público e trabalhe características que consigam atrair olhares ou fazer com que seus produtos recebam mais atenção do que antes.
  • Amplie seus canais de venda de acordo com a necessidade e saída do que você escalou. Invista nas plataformas em que seu público está e faça com cada mensagem, curtida ou compartilhamento seja uma nova oportunidade de venda.

Neste blogpost da Hotmat, você encontra exemplos de negócios escaláveis para se inspirar e ter novas ideias para o seu negócio. Ah, e antes de tudo, é super importante que você entenda como seu público pode ser beneficiado com a escalabilidade do seu negócio, produto ou serviço para garantir que seus esforços terão um direcionamento e um público que realmente consumirá o que seu negócio oferecer.

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