Como vender com poucos seguidores no Instagram

celular em um fundo rosa com o logo do app do instagram e cifões que representam a venda com poucos seguidores no Inst

Como vender com poucos seguidores no Instagram

Um negócio no Instagram não depende apenas do número de seguidores e nem do que você faz para consegui-los. Vendas podem ser realizadas tanto para uma audiência de 100 pessoas quanto para outra de 100 mil, e em alguns casos, até com mais taxa de conversão do que no segundo caso.

Reza a lenda que negócios que tem muitos seguidores tem tudo, principalmente na querida plataforma de fotos chamada Instagram. E isso acaba deixando muitas pessoas com medo de tentar, por causa dessa dificuldade em conseguir seguidores e de vender para pequenos números de pessoas. 

Fato é que construir uma big audiência e ter um retorno em vendas  bacana é muito vantajoso para qualquer tipo de negócio, em qualquer nicho! Mas o que não é fato, para muitos, é que nada te impede de vender (muito bem, aliás) para uma turma de seguidores considerada “inferior” a muitos olhos, apenas por ser pequena. Nesse post vamos te mostrar não só como vender com poucos seguidores no Instagram mas também, te ajudar a entender de qual maneira isso pode te ajudar a vender mais.

Indo direto ao assunto: O que você pode fazer para vender para poucos Instagram?

O primeiro passo a ser dado é entender que as vendas ocorrem quando existe uma identificação do público com seu negócio, marca ou produto. Ou seja, você PRECISA trabalhar conexão independentemente do seu número de seguidores, sendo 1 ou 1000, você precisa  fazer com que todos sejam parte da família e se sintam próximos de você.

Tá, mas onde entra a estratégia de vendas nisso tudo? 

Bem, sua estratégia vem da ferramenta onde você mais costuma aparecer e entregar conteúdos! Querer postar igual uma louca para crescer o perfil e atrair mais gente, pode chamar gente desqualificada e te fazer perder a chance de se comunicar diretamente com poucas pessoas, mas que estão ali especialmente para te ver em uma ferramenta específica.

Descubra qual das ferramentas do Instagram você consegue alcançar melhor esses poucos seguidores (stories costumam funcionar MUITO BEM nesses casos) e invista para que essas pessoas te vejam mais e você comece a criar uma conexão “particular” com elas.

Vendas: Quantos seguidores são preciso para vender no Instagram

Falar que seguidores simplesmente não importam é até um pouco hipócrita. Óbvio que importam, desde que sejam engajados e contribuam de algum modo para sua marca. Entretanto, eles só não são tudo em um negócio, não são somente números e nem fazem milagre. Você pode realizar vendas com 10, 20 ou 30 seguidores, não importa, o que importa são apenas essas estratégias:

O que você vende:

Definir muito bem o que seu negócio vende vai fazer você se tornar expert seja no nicho ou área e te dará muitos argumentos ou assuntos para compartilhar e debater com quem está por ali só para te acompanhar, acompanhar seu negócio e se interessar pelo que anda acontecendo por lá.

Para quem você vende:

Essa é a parte mais difícil e que, às vezes, muitas pessoas não entendem. No Instagram qualquer um pode te seguir, do mesmo modo que você pode atrair qualquer um, e isso é o que ferra seu rolê mas que ao mesmo tempo pode te ajudar! Se você atrair 10 pessoas iniciais interessadas em comprar, já são 10 possibilidades de vendas. Mas, se você atrair 2000 pessoas que não tem nada a ver com seu negócio, são 2000 pessoas que dificilmente comprarão ou servirão para engajar.

Saber quem é sua persona e quais os problemas ela tem, vai te ajudar muito nesse processo de conquista inicial de seguidores qualificados. Iniciar um Instagram com uma base de conteúdos e produtos destinados especialmente as dores dessa persona, fará com que as pessoas certas chegarem ao mesmo modo que irá repelir as pessoas erradas e te fará vender no final das contas, que é o grande objetivo.

Como você vende:

Vender e garantir coisas para uma audiência menor é mais fácil  do que impactar muitas pessoas, gerar confiança e tentar passar o máximo de transparência para todas ao mesmo tempo. Ser sincera, conseguir sanar as dúvidas e apresentar algo que não gere margem de questionamento garante mais da metade de todas as vendas com seus seguidores.

Quando você apresenta seu produto, conteúdo e até sua vida em si para um público menor as chances de aceitação são imensamente maiores (desde que seja o público certo). O seu jeitinho particular, seja na fala, no posicionamento ou universo de marca fará com que seus seguidores se sintam especiais ou privilegiados de seguirem um negócio que está no começo e mais, eles podem se sentir exclusivos por somente eles terem acesso a tal coisa. E é aí que seu negócio se beneficia!

Quando você vende:

O timing é muito assertivo quando você tem um contato direto com todas as pessoas no seu negócio. Você se mostra presente, sensibilizada e até solidarizada, dependendo do caso. Quando sua audiência é pequena seu feeling te ajuda muito e seu retorno, seja em dinheiro ou em engajamento, pode fazer com que você consiga entender o melhor momento para TODAS as pessoas que te seguem e abrir caminho para um produto exatamente na hora certa, com a proposta certa e o preço certo. Isso é o que talvez vai garantir suas vendas.

Mas como faço para ter um Instagram de vendas, literalmente ?

Ter um “Instagram de vendas” não é somente disponibilizar algo para vender na plataforma. A partir do momento que você quer vender algo, é super importante você começar a atrair  e concentrar pessoas no seu perfil. E para quem está no começo, o conteúdo de valor gratuito é a melhor estratégia. Mesmo que seu Instagram ou conteúdos não façam um sucesso estrondoso, as pessoas qualificadas que vão chegando aos poucos percebem que você tem muito a oferecer por ali. 

E não é somente isso, deixar seu perfil preparado para receber essas pessoas com uma bio adequada, conteúdos propícios, destaques estratégicos e links  diretos pode ajudar para que seu perfil converta mais vendas, independente do número de seguidores. Ter um produto de entrada e mencioná-lo sempre pode ser um ótimo começo também. Desenvolva conteúdos voltados para a promoção desses conteúdos e dê uma visibilidade maior a eles, para que as pessoas consigam enxergar no seu perfil aquilo que ele realmente oferece.

Eu já tenho um Instagram e uma audiência pequena: Como desenvolvo estratégias de venda para ela?

Investindo na persona

Um dos grandes desafios das empreendedoras no digital é saber qual é a persona dos seus negócios e como elaborar estratégias em cima de suas necessidades. Como falado mais acima, ter uma audiência menor pode te ajudar a ser mais próxima das pessoas e saber quais as reais necessidades que elas têm.

Conhecer melhor sua persona e ouvi-la, fará com que você identifique como atendê-la e satisfazê-la com produtos ou serviços. Saiba estruturar conteúdos que estimulem sua audiência a conversar com você, seja para falar da vida, tirar dúvidas ou acabar  elogiando algo. Tudo precisa ser encarado com uma oportunidade de se aproximar mais, e entregar tudo que aquela pessoa espera em troca.

> Aprenda a identificar quais são as dores da sua persona e a usa-las a favor do seu negócio.

Fazendo elas perceberem que você se importa apenas em ajudar

Sabe as pessoas que são desesperadas por vendas e seguidores, pois então, são delas que as pessoas correm. Desenvolver uma comunicação que faça com que seu público veja você preocupada apenas em ajudar ou fazer dele clientes satisfeitos, fará com que suas vendas aumentem ou sejam mais fáceis de serem feitas, independente do número de seguidores.

Entretendo estrategicamente de vez em quando

Nada melhor do que ver bastidores e gente como a gente lidando com problemas, vida profissional, amorosa e demais coisas do cotidiano, né? Quando se tem uma audiência pequena, a conexão se expande ainda mais com esse tipo de conteúdo e essa é a deixa perfeita para colocar sua estratégia em prática! Nesses casos, o que costuma funcionar muito bem é investir em storytelling + merchandising. 

Aproveite seu momento de contar uma história para inserir seu produto ou serviço ou pelo menos deixá-lo à mostra/mencioná-los. Certifique-se que eles estão dentro do ambiente ou que você está falando dele, deixe com que as pessoas percebam a importância dele para você e qual o peso dele na sua vida ou história para automaticamente as pessoas se interessem mais.

E como aumentar as vendas com uma audiência pequena?

Vender em si, nunca foi fácil, seja para pequenos grupos de pessoas tanto para audiências enormes. Se você conseguiu reter seguidores e realizar pelo menos uma única venda e não sabe como continuar a vender, chegou o momento de escalar seu negócio oferecendo um produto que possa ser vendido mais de uma vez ou alinhado a outros que existam no seu negócio.

Estar sempre na busca do que oferecer ou melhorar aquilo que já é oferecido com bônus, descontos ou novas opções te dá grandes chances de voltar a vender para quem já comprou uma vez. Mas esse não deve ser um “problema” a ser considerado logo de cara, a ideia é conquistar pequenas audiências e vender para ela, considerando que indicações surgirão e novos seguidores vão sempre aparecer. Ou seja, sempre existirá oportunidades para se vender!

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