Constância nas redes sociais: É importante postar todos os dias?

computador rosa em cima da mesa representando a constância nas redes sociais

Constância nas redes sociais: É importante postar todos os dias?

Postar todos os dias ou não, tanto pode ajudar quanto atrapalhar seu perfil, dependendo do tipo de engajamento que você deseja e de como seus seguidores estão acostumados a se conectarem com você.

Houve um tempo em que postar todos os dias era sinônimo de aumento de engajamento e ganho maior de seguidores. A famosa frase “quem não é visto, não é lembrado” nunca fez tanto sentido, já que quem não postava, praticamente não tinha sua conta movimentada. Atualmente o que vemos é uma queda brusca no engajamento das contas na plataforma independente do números de seguidores e se ela posta todos os dias ou não. Isso parece  estar atrelado inevitavelmente ao segmento ou nicho de atuação do perfil.

Levando essas informações e fatos em consideração, nesse post você verá e aprenderá: 

  • Como funciona o algoritmo em 2021?
  • Como manter a consistência?
  • É importante postar todos os dias?
  • Quantas vezes postar por dia?
  • Quantos stories postar por dia?
  • Por que postar todos os dias?

Parece que um novo método de relacionamento tomou conta do Instagram de uns anos para cá, e o famoso algoritmo, é quem dita a maior parte  das regras agora. A parte difícil é literalmente entender o que ele quer ou que ele precisa que façamos para que nos dê em troca o engajamento, seguidores e principalmente, retorno em vendas, pois elas não deixam de ser nosso foco por aqui. 

O algoritmo X engajamento?

A alguns anos atrás (cerca de 3 anos), um estudo realizado pelo Tailwind revelou que postar todos os dias realmente dava um pico a mais nas contas do Instagram. Segundo o estudo, o pico orgânico das contas aumenta significativamente com seus donos postando todos os dias e trazendo à tona o que eles mais gostam de mostrar, seja com conhecimento, hobbies ou lifestyle.

Não por acaso, isso é exatamente o que aconteceu com nosso perfil @mulheresceo em 2018. Com um grande fluxo de postagens, duas vezes ao dia, a Lary conseguiu atrair grande parte do seu público e fazer com que ele engajasse por todas as ferramentas da plataforma.

O que pode-se dizer hoje, é que isso está um pouco mudado. A menos que o algoritmo entenda que você não compete com ele, mas sim está favor, trazendo mais pessoas para dentro da plataforma ou contribuindo para que as pessoas passem mais tempo por lá, ele não vai te dar tantos privilégios como o ganho de seguidores ou engajamento nas alturas como a 2 ou 3 anos atrás.

O algoritmo entende e personaliza sua rede e conteúdos, dando prioridade para as pessoas que interagem com sua página e dá uma certa prioridade para essas pessoas. Ou seja, quanto mais as pessoas interagem mais elas vão receber seu conteúdo de pessoas que talvez sejam seus concorrentes, por disponibilizarem o mesmo ou conteúdos semelhantes aos seus. E é por isso que às vezes o que poderia ser ótimo, pode-se tornar um problema devido a você começar a competir pela atenção das pessoas e talvez, ficar no limbo.

Consistência

Ter consistência no seu Instagram pode significar muito para quem te acompanha e gosta de ficar por dentro do que você faz, quando isso gera entretenimento, informa, educa ou ajuda de alguma forma. Como já falamos acima, postar todos os dias, ou até duas vezes ao dia pode te ajudar a atrair mais visibilidade para seu perfil e  gerar um pico de engajamento diário.

O algoritmo vai entender quais pessoas interagem com seus conteúdos e como elas fazem isso. A partir disso, seu perfil começa a ficar evidenciado para um público mais selecionado, que pode atrair pessoas interessadas no que você anda fazendo. Se você está no começo, é legal que você poste duas vezes ao dia no feed e comece a fazer stories diários, mais estratégicos e diversificados. Depois que você conseguir uma base de seguidores consideravelmente boa, essa frequência de posts pode diminuir e a dos stories/outras ferramentas aumentar. 

Coerência valida seu conteúdo, gera visibilidade  e te faz crescer

Ser coerente com o que você anda postando não deveria nem ser algo que colocamos em pauta. Entretanto, isso parece ser uma grande dúvida para pessoas que querem crescer no Instagram, atrair público de maneira rápida e orgânica ou se tornar autoridade em alguma área.

Ter uma linha editorial e começar a alinhar seus posts frequentes com assuntos que fazem do seu Instagram um local confiável e respeitado vai fazer você atrair cada vez mais pessoas interessadas no assunto. Diversificar posts entre conteúdos de atração, autoridade ou de relacionamento com uma pitada de transformação fará com que você tenha mais assuntos para tratar, muitos jeitos de entreter e fazer várias postagens ao longo do dia, semana e mês. 

Seu horário X horários dos seus seguidores

Além de tudo, é muito válido pensar em horários estratégicos e testar quais os horários que a plataforma te dá para que seu conteúdo impacte mais pessoas.

Nada de postar em horários loucos que te vem à cabeça! Geralmente os horários padrão e melhores de engajamento para alguns são 12h00, 15h00, 18h00 e 21h00. Mas o aconselhável é dar uma verificada nos horários específicos que a plataforma te forneceu e testá-los. Normalmente, as pessoas descobrem quais desses é o melhor horário para postar no Instagram através de muitos testes e métricas de engajamento.

Seu horário X horários dos seus seguidores

Não existe uma quantidade mínima nem máxima nem máxima de stories que você faça. A recomendação é que você não se delongue demais nos assuntos que você aborda, no máximo, uns quatro stories sobre cada pauta. Esperar um tempinho entre cada assunto pode te ajudar e  muito para que seu perfil volte a ficar em evidência para seus seguidores.

Dividir seus stories em blocos de assuntos durante o dia também ajuda a não ficar massivo e intercalar com conteúdos de valor, posicionamento e lifestyle, por exemplo. Outra estratégia muito importante e que pode fazer a diferença é esperar o tempo de 24 horas, todos visualizem o que você precisa dizer, para postar sobre assuntos diferentes. Fazendo isso, você volta a ficar em evidência, garante que sua mensagem antiga foi entregue e ainda faz com que o algoritmo faça seus stories apareçam com mais facilidade para quem interagiu antes.

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Não se mate para entregar conteúdos

Pode até parecer que sim, mas o segredo não é se matar para entregar conteúdos no Instagram. O que vai fazer toda a diferença na sua estratégia é começar a produzir e entregar esses posts com constância já tendo estudado sua persona. Desse modo, as chances de atingir o público certo e atrair outras pessoas é maior ainda. 

Entregar conteúdos que atinjam diretamente sua pessoa, que toquem em suas dores, que resolvam problemas e te façam ter autoridade fará com que elas interajam com você desde o primeiro post. E isso fará com que o algoritmo entenda que você está indo bem com seu perfil. Por tanto mantenha a constância de um jeito certo e sem se preocupar tanto em atingir esse pico de engajamento e seguidores, no tempo certo eles vão aparecer  você terá certeza de que está no caminho certo.

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Nos vemos do outro lado, onde postar não é um fardo nem trabalhoso! 😉