fbpx

Descubra o que é um lead e como você pode vender mais gerando relacionamento

Descubra o que é um lead e como você pode vender mais gerando relacionamento

Fazer um simples lead se tornar um cliente demanda um olhar mais crítico para sua jornada de compra. Entender como esse lead pode vir a se interessar em adquirir algum produto seu, logo no primeiro contato, faz com que sua estratégia converta muitas vendas.

Muitas pessoas não sabem o que fazer após gerar um lead, e muito menos sabem, como conduzir esses leads dentro do próprio processo de compra. Se suas estratégias se baseiam em marketing digital e as pessoas demonstraram um interesse nos seus produtos ou serviços, é importante saber onde e como fazer a venda para não espantar seus possíveis compradores. Vem entender como esses leads são essenciais para seu negócio digital

O que é um lead?

Leads são pessoas pessoas que cedem suas informações em troca de saber mais sobre seus produtos. O que diferencia um lead de um seguidor/ visitante, é o fato de você ter essas informações de contato. Isso é o que garante que você consiga ter um relacionamento com esse lead para futuramente vender pra ele.

Antes de sair por aí fazendo todo mundo virar lead, é importante lembrar que essa pessoa deve estar ciente de algumas coisas. Principalmente, que a partir de agora ela vai fazer parte de uma lista e ter contato com sua empresa. E mais, cuide para que se a pessoa se inscreveu na lista “A”, ela não caia na lista “B”. Isso porque você fere a privacidade e também é contra a lei de proteção de dados.

Como captar leads?

Uma empresa pode gerar a partir de redes sociais como Instagram, Facebook e site ou blogs. As pessoas viram leads através de uma necessidade que elas têm e um produto que você oferece que supra essa necessidade e que geralmente é gratuito. Algumas das formas de atrair leads são feitas por iscas digitais, como ebooks, infográficos,  newsletters ou informativos sobre produtos que estão em falta, por exemplo.

Exemplo: Sabe aquele produto que você está olhando, que o site avisa que está em falta e logo em seguida aparece um campo para preencher seus dados como, nome, e-mail e telefone? Pois então, essa é uma forma de captação de lead.

Por que eu preciso captar leads?

Você precisa captar leads para gerar uma conexão com seu público, e até mesmo, para educá-lo e guiá-lo no processo de compra. Partindo da ideia de que aquelas pessoas já têm uma predisposição em comprar algo da sua empresa (porque elas a procuraram em algum ponto), quando você captura leads, sua relação com esses possíveis clientes fica mais fácil. Sem mencionar que a oferta dos seus produtos passa a ser uma ação menos invasiva, se comparada com emails disparados para pessoa aleatoriamente.

Como vender para esses leads?

Diferente das vendas presenciais em que as pessoas saem para comprar de forma decidida, as compras digitais não são assim. Exatamente porque, nem todo mundo que entra na internet vai comprar! Antes de ficar enviando oferta, é importante gerar um relacionamento, mostrar que você entende as dores e oferecer a solução. O processo de venda não vem de forma fácil, mas se a pessoa se tornou seu lead, o primeiro passo para a conclusão da venda foi dado.

Se atente aos pontos de contato com o seu lead, crie um funil de vendas e mantenha um relacionamento de forma a nutrir o seu lead mostrando como a sua empresa e os seus produtos melhoram a vida dele.

Aprenda a construir sua autoridade digital em 5 passos!

ATENÇÃO COM OS LEADS

Seus leads são pessoas em um campo cheio de informações e conteúdos diversos. É como sempre dizemos por aqui: na internet vence aquele com melhor conteúdo! E com o disparo de informações para seus leads não é diferente. Empenhe-se em cativar seus leads com as melhores informações, dicas, conteúdos diferenciados ou promoções atrativas. Tenha sempre em mente que os leads são essenciais para seu negócio digital e certifique-se de que você não está sendo tão invasiva (principalmente com o público frio). Mas atente-se para saber se não está esquecendo totalmente seu produto ou universo da sua marca de lado, ao entrar em contato com seus leads.

Beijos e até o próximo post!