Estratégias para Aquecimento de público-alvo e conversão vendas

mulher utilizando estratégias para aquecer e vender ao seu público-alvo

Estratégias para Aquecimento de público-alvo e conversão vendas

Conscientizar seu público por meio de um aquecimento, antes de oferecer um produto/serviço, pode aumentar as chances de conversão de vendas.

A pré-venda de qualquer produto (principalmente na internet), consiste na educação e no aquecimento do público, para que as pessoas fiquem mais propensas a comprar. Esse processo consiste em fazer com que seu público-alvo tenha noção de que existe um problema, entendam o que você está oferecendo e percebam como aquilo se encaixa na vida ou necessidade delas.  Por isso, é essencial pensar estratégias para aquecer e vender ao seu público-alvo, pois essa é a parte que te dá mais chances de converter leads em clientes. 

1ª PARTE – EDUCAÇÃO DO PÚBLICO ALVO

Nessa fase, a melhor maneira de começar esse processo de aquecimento é mostrando para seus leads que você pode ajudar de alguma forma. Mas para que você possa ajudar, as pessoas precisam ter ou passar por algum problema, certo? É aqui que você começa a mostrar que elas têm um problema, que elas não são as únicas e que existe uma solução.

> Leia também: Aprenda a educar seu público alvo em 5 passos

MANEIRAS DE FAZER ISSO

Se você está no início, o marketing de conteúdo pode te ajudar bastante. Pense que este é o momento de desenvolver conteúdos focados em mostrar quais os possíveis problemas que seu público tem e em maneiras alternativas de resolvê-los, com sua ajuda, claro. Mas faça tudo bem sutilmente e por etapas. 

Etapas de conscientização:

Você tem um problema: Faça com que a pessoa se avalie e perceba que faz realmente sentido o que você fala. Seus conteúdos devem ser focados e direcionados exatamente para o público que você quer tingir. Não se importe em falar algumas verdades doídas ou em informar que talvez exista algo errado. Mas cuidado, falar verdades é a fim de ajudar, ser mal educada e causadora de gatilhos (ruins) é outra.

Exemplo:

Em um dos nossos lançamentos, deixamos claro que o problema era a dificuldade em começar e não saber nem por onde iniciar. Baseamos nossa estratégia em torno desse problema e de como poderíamos ajudar. Ou seja, seu aquecimento deve ser desenvolvido em torno desse problema e trabalhado no processo de educação. 

Estratégias para aquecer e vender ao seu  público-alvo
Estratégia de conscientização de problema da Mulheres CEO

Talvez muitas pessoas também tenham o mesmo problema: Chegou a hora de fazer as pessoas se sentirem acolhidas por você, mostrar que esse espaço é um lugar seguro para gerar identificação e mais segurança.  E para fazer isso da melhor maneira possível, é legal contar sobre você mesma. Verbalize, exemplifique e até materialize, se possível, a sua história. 

Diga quantas vezes for necessário, que esse problema atinge várias pessoas e que seu público não será o primeiro  e nem o último a passar por isso. Mas não se esqueça de deixar claro que o momento certo para esses problemas acabarem é aquela hora.

Já passei por isso: Agora a arte de contar histórias entra em ação. Conte sem medo, os perrengues que você já passou, como superou e o que foi preciso para chegar até ali. Detalhe os desafios, como você os enfrentou e enfrenta, etc. Seja clara e objetiva mas não se preocupe em correr demais, afinal você estará conversando com pessoas interessadas exatamente nisso. 

Posso te ajudar: E finalmente, mostre que você pode ajudar seu público. Desenvolva conteúdo bem estratégico e diga que por causa da sua experiência, você tem autoridade/propriedade para ajudar seu público-alvo a enfrentar sua dor e resolver seu problema. 

Isso porque você já tem ciência do problema que ele tem, sabe que você já passou por isso, que não é o único a sofrer atualmente e que as chances dele conseguir o que deseja com você, são maiores.

> Se você tem problemas com produção de conteúdo ou conversão de vendas, entre para o nosso canal no Telegram. Compartilhamos por lá, várias estratégias  e conteúdos de valor que podem te ajudar! Quero entrar AGORA!

2ª PARTE – AQUECIMENTO

Agora que seu público sabe que tem um problema, que você pode ajudá-lo e melhor, que existe um produto/serviço voltado especificamente para isso, a parte mais estratégica começa! Aqui é preciso que você considere todas as etapas do seu funil de vendas e direcione conteúdos certos para o momento de cada pessoa.

Crie páginas de captura

Se você ainda não tem leads, ou pretende captar novos contatos, crie páginas de captura para que as pessoas consigam se cadastrar e acompanhar a oferta do seu produto. Você precisa alinhar essa página com o momento atual das pessoas que você quer alcançar. Lembra que educamos o seu público no início? Pois então, foi exatamente para que eles se sentissem ainda mais atraídos na hora de se cadastrar aqui, nessa parte e terem vontade de fazer parte daquilo que você planeja.

Ofereça algo em troca na sua landing page (ou página de captura). Pode ser um minicurso gratuito, um ebook, um brinde ou desconto. Algo preciso, pensado estrategicamente para chamar a atenção dessa pessoa e mostrar que será um benefício se inscrever!  

Invista no E-mail Marketing

Se alguém alguma vez te falou que a estratégia de envio de e-mails estava falida, provavelmente ela não sabe do potencial que as plataformas para essa modalidade de conteúdo oferecem. Envie e-mails com conteúdos de valor para cada fase do seu funil de vendas, e na semana do seu lançamento envie lembretes para todos os leads cadastrados. 

Entregando no momento certo, essa ferramenta pode te ajudar a alcançar sua base mais antiga e a converter vários leads na hora de vender, tanto os já cadastrados quantos os novos leads captados na estratégia anterior. Sem contar que o envio de e-mails pode ser um contato menos abusivo e com uma entrega realmente mais atrativa.

Gere expectativa 

Quem nunca ficou curioso com algo que está por vir e que ainda pode ajudar, né? Fazer um suspensezinho e deixar as pessoas curiosas pode te ajudar a deixar todo mundo mais atento. Bem antes de dizer o que é, mostre que tem algo chegando em breve, que vai ajudar com isso ou aquilo, ou que pelo menos, vai deixar as pessoas bem satisfeitas. Destaques os pontos positivos e deixe claro o dia em que seu público vai saber do que se trata.

Mas é bom usar essa Estratégias para aquecer e vender ao seu público-alvo sem passar da medida ou gerar mais expectativa do que o necessário, para que as pessoas não se “decepcionem” ou acabem levando para outro lado. É bom se atentar às datas  e entregar tudo conforme o prometido, para que o público não se decepcione ou perca o interesse.

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Traga parceiros ou convide autoridades na área para te ajudar

Pense em quem pode ser uma ótima pessoa ou personalidade para te ajudar a atrair mais pessoas e gerar mais interesse. Desenvolver estratégias com influencers atrelados a sua marca ou convidar autoridades da área para entregar algum tipo de conteúdo costuma gerar engajamento para a marca, sem mencionar o aumento do interesse no que será lançado.

E se por acaso essa for uma estratégia que você deseje ou julgue muito necessária para aquecer seu público, é melhor você pensar bem antes e listar as pessoas que podem te ajudar com essa tarefa de atrair mais público e agregar para seu lançamento de alguma forma.

Faça com que seu público queira participar e comprar 

Seja presencialmente ou online, pense em maneiras de fazer com que seu público chegue entusiasmado com a ideia até o dia da compra e vire seu cliente. Durante o processo use alguns gatilhos mentais, foque no seu público e nas falas que você entender que faz ele se sentir especial. 

São esses momentos finais, os mais poderosos para te fazer vender. Pense que nesse dia de oferta você fará um mega lançamento, que isso será um grande evento, e que o grande convidado será o  seu cliente. Ressalte isso desde o início, e destaque que a presença dele é muito importante, tanto para ele quanto para você. 

Lembrando que sua estratégias para aquecer e vender ao seu público-alvo varia muito com seu produto ou serviço. A plataforma a qual você pretende trabalhar esse preparo de público também diz muito sobre essa conversa. Então vale a pena você sentar e estudar quais os melhores meios de se fazer isso, para que nada dê errado!