Estratégias para fechar mais vendas online

imagem de um gráfico que indica o crescimento de vendas no digital

Estratégias para fechar mais vendas online

Fechar mais vendas do que as que você já tem, às vezes é um problema que se transforma em uma bola de neve ao longo dos dias, que pode comprometer o orçamento ou até as metas mensais e anuais do seu negócio.

Geralmente quem começa a empreender, principalmente as pessoas que nunca haviam atuado na área dão start na sua jornada apresentando seus negócios e produtos/serviços para pessoas conhecidas. Isso acontece devido a elas terem mais afinidade com essas pessoas e por saberem que a possibilidade de compra é maior. Mas, o problema começa quando essas empreendedoras não conseguem fechar vendas online para outras pessoas que fazem parte do público-alvo ou quando as encontram e não sabem como cativá-las, nem como iniciar um diálogo atrativo para que a venda online possa acontecer. Pensando nisso, separamos 5 estratégias para fechar mais vendas online e deixar de vender apenas para parentes ou conhecidos!

Estratégia 1 – Comece focando no seu público-alvo como um todo

Eu sei que é difícil tentar abranger pessoas que você não conhece e que elas também não conhecem você e seu produto/serviço. As vendas vão parecer imensamente difíceis, mas se você já começar tentando alcançar quem de fato é seu público-alvo e não somente uma parcela dele, com o passar dos meses suas vendas não vão correr o risco de serem poucas para uma empresa e para os custos que ela provavelmente terá.

Momento estratégia de venda online:

Ofereça sim o que você puder oferecer para seus parentes, amigos, vizinhos, amigos de amigos e outros públicos. Mas, ao mesmo tempo vá para internet, na plataforma de atuação do seu negócio e comece a trabalhar os pontos positivos do seu negócio com o intuito de mostrar isso para quem não te conhece. Faça do seu produto ou serviço, uma grande vitrine e pense em como cativar quem passa pela rua (seu público-alvo). Assim, você iniciará tentando vender para as pessoas certas e ganhará mais vantagem no tempo de atuação.

Estratégia 2 – Seduza seus clientes mostrando os produtos

Sabe aquela degustação que os buffets geralmente fazem com noivos e debutantes antes de uma festa, para a escolha dos pratos, bebidas, etc? Pois então, isso é uma técnica de sedução e você também pode fazer o mesmo. Pense no público que você alcança, nas coisas em que ele está parcialmente interessado e não tem certeza se compra ou não. Essa técnica envolve mostrar seu produto ou serviço e os benefícios que ele traz para quem adquire de maneira envolvente e carismática. Essa técnica garante que as pessoas tenha uma pequena amostra e fiquem ainda mais interessada naquilo que elas viram e se interessaram.

Momento estratégia de venda online::

Obviamente não dá para se oferecer degustação ou amostra de alguns produtos, não é mesmo? Então sua tarefa será avaliar como desenvolver esse processo de sedução de compra na mente dos clientes e possíveis novos clientes.

Insira na sua fala, conteúdos e até posicionamento, elementos que despertem a curiosidade e vontade de experimentar esses produtos. Mostre como eles podem ser usados, eficácias de resultados, exemplos de pessoas que já compraram, faça tutoriais, fale sobre a qualidade, mostre como fica no corpo, mostre ingredientes de produção e/ou confeitaria, artigos que podem complementar a venda, bastidores que geralmente, as pessoas da sua área não mostram e por aí vai. O segredo é imaginar que as coisas que você mostrar para o público vão induzi-las a querer saber mais ou a comprar logo de cara!

Estratégia 3 – Lide com seu preço naturalmente

O terror de algumas empreendedoras é literalmente a briga por preço e o medo das pessoas acharem caro o que elas oferecem. Muitas das vezes o que pode te fazer perder vendas é a falta de naturalidade com que você lida com seus próprios produtos e preços. Seus clientes pagarão pelo seu preço se seu produto realmente valer a pena e souber ser oferecido! Pense que você está lidando com seu público-alvo e ele está ali por alguma razão. Ficar indecisa ou não passar segurança no momento de falar o porque seu produto tem tal preço, pode fazer com que as pessoas achem uma brecha para te questionar ou tentar te persuadir a vender pelo preço abaixo da média de mercado.

Momento Estratégia de venda online::

Ceder às vezes e oferecer um desconto, combos promocionais ou vale compras faz parte de ser empreendedora e lidar diretamente com público. Mas ceder apenas porque seu cliente não está satisfeito com seu preço ou perder a venda por motivos de não ter sido convincente o suficiente pode se tornar um problema. A melhor maneira de contornar isso é sabendo oferecer seus produtos, seguidos do preço justo e oferecendo uma oportunidade para seus clientes. Nunca diga somente o preço e saia correndo. Sempre contraponha uma objeção antes dela existir e balanceie com algo que possa fazer as pessoas entenderem que aquilo realmente vale o preço cobrado. 

Em uma outra hipótese, se a pessoa realmente se recusa a pagar seu preço, o melhor é sempre ter uma segunda opção para ela com o preço desejado. Não precisa ser necessariamente um produto diferente, mas sim o mesmo com características que podem vir a ser um pouco inferiores e que não te façam ficar no prejuízo. Se você for utilizar dessa estratégia é bom você oferecer para o cliente e identificar o porquê do preço se modificar.

Exemplo:

Você vende brownies personalizados e alguns de seus clientes não querem pagar seu preço. Nesse caso seria legal avaliar o que poderia ser substituído (ingrediente, embalagem ou logística no geral) e abatido do valor final até que esse preço seja um valor justo para ambas as partes.

Atenção:

Você não deve nunca falar que baixou o preço e oferecer algo similar no lugar, pois além de perder vendas futuras você perde sua reputação trocando gato por lebre. O legal é apresentar uma opção mais em conta para quem não pode pagar o preço do produto inicial.

> Leia também: Aprenda a usar o poder de decisão de compra do cliente a favor do seu negócio

Estratégia 4 – Agilize seu processo de venda

Nada pior do que efetuar uma compra e ter que pedir por informações ou esperar séculos para saber se a compra está de fato, fechada ou não. Muitos potenciais clientes ficam parados justamente nesse processo e sentem preguiça de dar continuidade na venda ou de voltar a comprar na loja. Processos burocráticos demais tendem a afastar as pessoas e as deixarem com bastante preguiça.

O ideal é que tudo seja automatizado e aconteça o mais rápido possível, assim não dá nem tempo dos seus clientes avaliarem a possibilidade de voltar atrás e não efetuar a compra. Uma vez que você cria um processo de vendas também, passando desde o primeiro contato do cliente> oferecimento do produto> preço> possíveis objeções> esclarecimento > e finalização você ganha tempo também e consegue atender mais pessoas.

Momento estratégia de venda online::

É legal que você tenha um site, uma plataforma de e-mails e uma automação para que notas fiscais, avisos e outros afins sejam enviados com mais rapidez para seus clientes. Se não for possível por enquanto, pense em maneiras de tornar seu atendimento mais rápido, de maneira que seus clientes não percam muito tempo esperando uma resposta. Crie respostas automáticas ou padronize uma mensagem para as dúvidas mais frequentes e se atente aos canais de comunicação mais usados pelo seu negócio.

Se possível, contratar uma ou mais pessoas para te ajudar nesse processo contaria bastante vantagem para seu negócio também. Ah, e seu operacional também entra nessa estratégia de agilizar suas vendas, tá? Se você for uma “euquipe” a melhor coisa a se fazer é organizar suas tarefas, deixar todos os prazos bem claros para seus clientes e agilizar ao máximo para que eles não extrapolam a data limite!

Estratégia 5 –  Aposte na afinidade e conexão com seu público

Parece que estamos repetindo a mesma coisa sempre, e de fato estamos, porque essa estratégia é a campeã de aumento de vendas, principalmente na internet! Comprar de alguém completamente desconhecido é algo bem raro, principalmente na internet. As pessoas atualmente se importam mais com quem vende do que com o que elas realmente vão comprar. Os tempos estão mudando e atualmente é muito mais sobre quem vende, sobre o posicionamento e ações dessa pessoa do que o produto em si. Por isso é importante você desenvolver o máximo de afinidade e entender aquilo que as pessoas procuram no seu produto ou serviço.

Com essas estratégias, assim que você disponibilizar algo para compra, as pessoas vão se sentir seguras ao comprar. Algumas vão até te procurar para falar especificamente, mas o que importa é que elas realmente enxergam em você a possibilidade de mudar algo que elas desejam, e não te vêem somente como uma vendedora preocupada com vendas.

Momento estratégia de venda online::

Comece a encarar seus seguidores, desde o início, como amigos que em algum momento vão se tornar seus clientes. Coloque sua face nos stories, faça vídeos, demonstrações, sua opinião pessoal, sua história de vida, seu dia a dia, seus gostos e tudo que puder gerar mais conexão com sua persona.

E no momento de tentar realizar uma venda, lembre-se: clientes não gostam de pessoas que só tentam vender a todo custo, eles gostam de enxergar em você uma nova possibilidade para mudar algo que atualmente não agrada tanto.

Se você gostou dessas estratégias e quer muito mais para o seu negócio, então  dê uma olhadinha no Instagram da @mulheresceo. Lá tem mais conteúdos sobre várias áreas do seu negócio!