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COMO RIHANNA CONSEGUIU CRIAR MARCAS PAUTADAS EM REPRESENTATIVIDADE E INOVAÇÃO

COMO RIHANNA CONSEGUIU CRIAR MARCAS PAUTADAS EM REPRESENTATIVIDADE E INOVAÇÃO

As marcas FENTY trazem exaltação à beleza de pessoas antes ignoradas pela indústria, apresentam inovação na composição dos cosméticos e tem designs diferenciados nas modelagens de peças intimas.

 

Rihanna conseguiu se desvincular do cenário musical e se sobressair, entregando o que antes ninguém tinha coragem de fazer ou não achava bonito o suficiente para ser mostrado. Riri criou marcas, Fenty Beauty e Savage x Fenty, extremamente rentáveis e representativas para mulheres que nunca se viam nos desfiles e não podiam comprar produtos de beleza por causa da tonalidade de suas peles. E como isso é extremamente necessário, veja como Rihanna conseguiu criar marcas pautadas em representatividade e inovação, para você implementar as mesmas estratégias no seu negócio e se destacar no mercado!

 

Teaser de lançamento da Fenty Beauty em 2017:

 

História do empreendedorismo de Rihanna

Pra quem não sabe, Robyn Rihanna Fenty é uma cantora barbadiana e atualmente, é dona de muitos hits na indústria musical. Conhecida por sempre emplacar sucessos nos seus álbuns, Riri começou sua história como empreendedora em 2017, com a FENTY BEAUTY.

A musa que agora se prepara para seu mais recente lançamento, a “Fenty Skin”, lançou também, a SAVAGE X FENTY em 2018. Mas vale ressaltar que antes , ela já havia trabalhado com grandes marcas como Puma e Balmain. Isso provavelmente agregou uma certa experiência, antes de embarcar em uma jornada de empreendedorismo solo.

Criação e valores da Fenty Beauty e SAVAGE X FENTY

As marcas de Rihanna envolvem muito dos seus gostos pessoais e desejos para melhoria de padrões sociais geralmente impostos. No anúncio de lançamento de ambas as marcas, Rihanna celebrou poder colaborar de alguma forma para que suas “irmãs” possam comprar maquiagens e roupas de acordo com a cor de sua pele e formato de seus corpos.

“Para que todas as mulheres possam tornar-se parte deste universo”. – Rihanna

“Bonito para todos” – Slogan da campanha da Fenty Beauty.

A representatividade na criação das marcas

É evidente que Rihanna se importa com o que mulheres como ela sentem, diante de algo que não é feito e nem pensado para elas. Até porque, esse também é um problema que ela poderia muito bem enfrentar. Daí vem a criação da marca, que apresenta várias tons preparados especificamente para atender o desejo de encontrar linhas de produtos, contendo alta cobertura para seus tons específicos de pele. 

Tonalidades de base que a Fenty Beauty oferece (foto/reprodução: Fenty Beauty, 2017)

A SAVAGE X FENTY, linha de lingerie, que apresenta características destacantes para celebrar curvas de mulheres, tem um padrão diferente do seguido por outras marcas.  A preocupação aqui foi, celebrar as diversas e mais diferentes curvas que mulheres podem ter. Ou seja, as marcas de Rihanna ganharam vida a partir do desejo próprio da cantora, de ajudar outras mulheres a serem mais felizes consigo mesmas. Isso, obviamente, por meio da aquisição desses artigos.

Modelos SAVAGE X FENTY (foto/reprodução: SAVAGE X FENTY, 2018)

Diferencial e inovação das marcas

Fenty Beauty:

Os produtos da Fenty Beauty trazem um design diferente dos que estamos acostumadas a ver por aí. Além disso, a marca dispõe de um catálogo com mais de 50 tonalidades diferentes e qualidade impecável. Só por essas características, já conseguimos entender como a marca se destaca dos demais concorrentes. Sem mencionar a popularidade, né? A própria Rihanna e outras centenas de blogueiras fizeram e fazem tutoriais de experimentando e exibindo a excelência dos produtos da marca quando aplicados na pele. 

Veja a seguir, um vídeo de Riri testando e atestando a qualidade de seus produtos:

 

SAVAGE X FENTY

Quando se trata de roupas, o lado empreendedora de Rihanna não é muito diferente do lado empreendedora de makes. A empresária investe na qualidade das peças e em fazer as pessoas se sentirem sexys, mas sempre com muita seriedade. A mensagem principal da marca é fazer as pessoas se sentirem bem consigo mesmas e se livrem de rótulos que a sociedade impõe. Além de não terem um gênero específico, os artigos da SAVAGE X FENTY tem um design diferenciado dos que estamos acostumados a ver. Geralmente os designs das peças são tendências e caem no gosto do público.

Vídeo de divulgação do desfile SAVAGE X FENTY Show 2019, disponível na Amazon Prime:

COMUNICAÇÃO DAS MARCAS

O plano de comunicação de ambas as marcas é bem estruturado, simples e efetivo. Mas além de ser feito por Rihanna e equipe, o plano conta com um grande time de personalidades conhecidas. Fenty Beauty e SAVAGE X FENTY conseguem acompanhar a linguagem do seu público alvo e fazem com que todos se sintam bem íntimos. Rihanna conseguiu deixar bem claro para que ambas as marcas estão dispostas a cumprir com o que prometem. 

E isso, somente tendo presença digital nas plataformas de mídia social (Instagram, Facebook e YouTube) e serviços de Streaming como a Amazon Prime. As estratégias publicitárias incluem comunicação direta, mas ao mesmo tempo, uma mistura de cultura e beleza de várias etnias. Tudo isso foi, e é, exatamente importante para a marcas deixarem o mercado ciente de que elas seguem a linha de fuga do padrão, proposta inicialmente.

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DAS MARCAS

Nem só de estratégias no meio físico vive uma marca! Como na internet sobrevive aquele com melhor conteúdo, as marcas investiram e investem em produção de conteúdo. Os formatos são os mais diversos e existem justamente para chamar a atenção das pessoas nas redes sociais e nos serviços de Streaming.

Para quem não sabe, Rihanna até inaugurou uma casa para TikTokers gerarem conteúdos para a Fenty Beauty. Além do TikTok, a cantora investe pesado na produção de conteúdos para a marca em outras redes sociais. Ela e outras blogueiras aparecem em tutoriais no canal do YouTube, em lives, em vídeos e storys no Instagram e até no Facebook. Isso tudo, como intuito de promover as marcas e mostrar a eficácia dos seus produtos. Tudo é feito de jeito bem elaborado, atrativo e adequado para cada plataforma.

Para a SAVAGE X FENTY Riri vai mais além! Colocando o próprio corpo para jogo nas campanhas, Rihanna exibe como as peças ficam bem modeladas e como a sensualidade pode ser explorada, mas com respeito e empoderamento. No fim do ano passado a Amazon prime exibiu o desfile da marca que trouxe um show de celebração dos mais variados corpos, que no entanto está disponível na plataforma.. No Instagram, o conteúdo da marca também não deixa nada a desejar, a celebração da diversidade através de storys, vídeos, fotos e outras ferramentas da plataforma é bem satisfatória.

Cantora rihanna posando com a lingerie da sua coleção savage x fenty

Rihanna para a SAVAGE X FENTY (foto/reprodução: SAVAGE X FENTY, 2019)

MAIS AÇÃO E MAIS ALCANCE

É perceptível que as marcas não perdem tempo com discursos exaltando o próprio trabalho e o quanto elas vão revolucionar o mercado. O investimento parece ser em primeiro lugar, desenvolver o melhor e deixar que as pessoas observem e compartilhem o resultado. Isso porque a proposta é justamente trabalhar a percepção do público e fazer com se enxerguem nas marcas, segundo a diretora de marketing, incluída da Fenty Beauty. Mas em segundo lugar, está fazer (mais uma vez) com que o próprio público perceba uma solução, para seus problemas de autoestima e autoaceitação, através dos produtos. 

Então o que podemos aprender com as marcas de Rihanna:

Desenvolver algo que vai te ajudar e ajudar outras pessoas é um passo para o sucesso. Crie sua marca pautada nos seus desejos enquanto pessoa e implemente estratégias diferenciadas. Livrar-se de métodos antigos ou dos quais todos já estamos cansados de ouvir falar pode ser o melhor a se fazer em algumas situações. A melhor coisa que Rihanna pôde fazer é, ter feito as marcas se tornarem sinônimos de inclusão e representatividade mas sem ter que reafirmar isso, a todo o tempo. Concluindo, se sua marca realmente promover mudanças, as pessoas perceberão por si mesmas. Ter visão, coragem e criatividade com certeza fará da sua marca algo inesquecível para quem ela realmente importar!

Beijos e até o próximo post.