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Nicho saturado? Aprenda a se diferenciar!

Nicho saturado? Aprenda a se diferenciar!

Se diferenciar no momento de oferecer um produto, que muitas outras pessoas já vendem, pode gerar muita insegurança e medo em empreendedoras. 

Nem sempre é fácil ofertar um produto que muitas pessoas já vendem, principalmente na internet, onde sua concorrência praticamente triplica. Dúvidas sobre como atrair a atenção do seu público alvo e fazê-los comprar em meio a tantos outros concorrentes sempre pairam quando optamos por vender algo que, de fato tem muita procura, mas que também tem muita oferta. E para que essas dúvidas não existam mais, separamos três dicas para que você, empreendedora, aprenda a se diferenciar em nichos saturados.  

DICA Nº 1 – VOCÊ REALMENTE SABE O QUE E PARA QUEM QUER VENDER?

A importância de escolher um nicho e um subnicho bem lá no comecinho do seu negócio está ligada diretamente ao fato de saber como adentrar em um nicho saturado. Seu destaque surge no momento em que você sabe o que está oferecendo e como está oferecendo. Apenas oferecer produtos que você acha legal para si mesma, não faz de você uma vendedora atraente em meio a tantas outras. Pelo contrário, só fará as pessoas passarem pelo seu feed e não terem um pensamento de compra sequer.

Pesquise e pense em qual nicho ou subnicho seu negócio e seus produtos se encaixam. Olhe para si mesma e se pergunte o que você acha que falta no seu nicho de atuação ou o que pode melhorar, para adicionar mais qualidade a marca e ao negócio. Desenvolver estratégias pautadas nas possíveis respostas para essa pergunta, te fará enxergar mais opções de diferenciação com relação aos seus concorrentes diretos e indiretos.

Exercício prático: 

Responda às seguintes perguntas:

Em qual mercado eu quero atuar?

E em qual segmento minha ideia está inserida?

O melhor nicho para essa ideia ser aplicada é?

Como eu posso desmembrar essa ideia e criar ou adentrar, em um subnicho?

Exemplo:

Mercado: mercado de calçados.

Segmentação: tênis para treinos pesados.

Nicho: tênis mais leves para pessoas que gostam de treinar por muito tempo.

Subnicho: tênis leves e que permitem a circulação de ar e não deixam os pés super aquecidos.

> Aprenda como construir sua autoridade digital em 5 passos práticos.

DICA Nº 2 – SE ATUALIZE E INOVE SEMPRE

Sabe aquela vendedora de cidade pequena que ainda não conseguiu adentrar no mercado digital? Ou aquela que nem um computador usa no próprio negócio? Pois então, elas estão desatualizadas e muito provavelmente não inovam em nada. Não seja como elas. Assim será com você, caso não pense em um jeito de atrair seu cliente pela inovação de serviços e novos métodos de cativação seu público alvo.

Do que adianta oferecer um produto que tem alta vendagem no mercado, que todos compram, mas não oferecer algumas coisas diferentes?

Exemplo: Já existem algumas lojas de óculos que têm saído na frente e investido em experiência digital para seus clientes. Nessas lojas online, os clientes agora, podem experimentar seus óculos digitalmente e saber como ele ficam no rosto antes de efetuar a compra. Outra loja vai mais além, e oferece a possibilidade de receber um profissional em casa (sem custo adicional) para realização de exames ópticos.

Obviamente, você pensará em opções viáveis para seu negócio. Listamos esses dois exemplos das óticas apenas para saber que é possível oferecer uma experiência única em meio a tantos outros que oferecem a mesma coisa dentro de um nicho. Pense em opções ou situações em que você consiga promover seu produto e gerar uma sensação única nos seus clientes. Desse modo, seu destaque continuará garantido mesmo que muitas outras pessoas vendam o mesmo que você.

Exercício prático:

1) Pense em como sua experiência de compra, adquirindo os produtos que atualmente você quer vender, poderia ser melhorada.

2) Liste tudo o que você considerar importante e possível fazer no seu negócio e teste as possibilidades uma a uma, para comprovar se seria viável ou não, economicamente falando.

Exemplo: Se você vender artigos de decoração na internet, pense em como a sua experiência adquirindo esses mesmos artigos poderia ser melhorada. Às vezes poderia ser melhor, colocando a opção de medição de espaços para esses objetos online, inovando ao projetar seus artigos no ambiente do comprador ou confeccionando peças nas cores, tamanhos e outras especificações dos clientes, sem eles terem que pagar nada a mais por isso.

DICA Nº 3 – FAÇA O NEGATIVO SE TORNAR POSITIVO

Sabe aquilo que você acha que poderia ser melhorado? Ou aquilo que seu concorrente faz que você nunca faria? Pois então, faça para você você de uma maneira 100% melhorada ou oposta. Saiba tornar negatividade em positividade. Para quem ainda não começou a empreender, reunir todas as experiências negativas que você já teve e posturas inadequadas das empresas desse nicho pode te trazer ideias brilhantes, para resolver os mesmos problemas do seu público alvo. E se você já começou a empreender, olhe mais criticamente aquilo que seus concorrentes (e até você) fazem de errado dentro desse nicho saturado. Observe tudo que deixa os clientes insatisfeitos e, comece a implementar estratégias melhoradas para você.

ATENÇÃO: essa dica pode te render bons resultados, e ao mesmo tempo pode estragar de vez a relação com os clientes que você já conquistou, caso ela dê errado. É super importante você estudar a fundo a estratégia antes de aplicar. Pode ser que o que não deu certo para seu concorrente também NÃO DÊ CERTO PARA VOCÊ. Ou seja, tente oferecer algo que deu errado para seus concorrentes, mas DE MANEIRA CORRETA e embasada em testes ou pesquisas com seu público.

Exercício prático:

1) Faça uma lista das suas reclamações sobre coisas que as empresas deixam a desejar quando estão vendendo.

Você pode observar também, o que as pessoas andam dizendo sobre essas empresas já existentes no nicho e o que elas ficam mais chateadas durante o processo de compra.

2) Avalie se você também não comete algum desses erros (é importante se avaliar também, viu?) e pense em estratégias para resolver os problemas que você conseguiu identificar nos demais negócios. 

3) Se você entrega uma experiência de compra que pode sofrer um upgrade e melhorar a experiência dos seus clientes, passe a implementar as estratégias MELHORADAS no seu negócio.

Exemplo: você está inserida no nicho de camisetas de bandas. Você já entrega um ótimo serviço e não tem nenhuma reclamação, mas também não tem nenhum diferencial para se destacar no seu nicho. Você deu uma pesquisada e percebeu que a maior queixa das pessoas com relação aos seus concorrentes é sobre as estampas serem pequenas e as cores não serem tão vivas. Então você vai estudar maneiras de aumentar as estampas das suas blusas e deixar a cor o mais viva possível. Após dar uma melhorada naquilo que já estava bom, você vai passar a investir em estratégias de comunicação, para informar essas pessoas, que seus produtos resolvem o problemas que eles andam se queixando.

Dica bônus:

Após fazer isso tudo, queríamos apenas reiterar que a maior dica, todas, ou quase todas vocês, já devem saber: SEJA AUTÊNTICA e coloque sua marca pessoal no seu negócio. Para que você aprenda a se diferenciar desde o inicio, entenda que, seu nicho pode ser o mais saturado possível, mas só você é você! É exatamente isso que garantirá, que nenhum outro negócio seja como o seu. Invista nisso!

E se você quiser mais dicas como essa para destacar e alavancar seu negócio, segue a gente no Instagram, tem muita coisa bacana lá!

 

Beijos e até o próximo post.