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CASE – adidas x IVY PARK: entenda como Beyoncé conseguiu fortalecer sua marca, satisfazer sua comunidade e faturar ao mesmo tempo!

CASE – adidas x IVY PARK: entenda como Beyoncé conseguiu fortalecer sua marca, satisfazer sua comunidade e faturar ao mesmo tempo!

Beyoncé: a parceria entre IVY PARK e adidas é um sucesso! A cantora promove a experiência do seu consumidor através de produtos originais e estratégias únicas!

Que Beyoncé é a rainha das estratégias de marketing todo mundo já tá cansado de saber né? Agora como ela conseguiu recuperar 100% da IVY PARK, fazer uma parceria com a adidas e ainda satisfazer a comunidade negra com  representatividade, ninguém te conta né, aliás, nós vamos te contar hoje! Lançada em janeiro deste ano, a coleção adidas x IVY PARK foi um sucesso! Durante o período de lançamento só se ouvia e lia-se em todos os lugares: “Beyoncé: parceria entre IVY PARK e adidas é um sucesso!”, “Beyoncé fez história com altos números de vendagem” e outas coisas mais. Pessoas fizeram filas dias antes na lojas da Adidas mundo afora!

No Brasil, a coleção esgotou em menos de 1 hora no site oficial da empresa esportiva. Após a coleção esgotar Beyoncé agradeceu o suporte de todos os fãs e da sua comunidade, que foram cruciais, para o sucesso das vendas. 

Se você ainda não não conhece a coleção, segue um vídeo cheio de conceito da colaboração entre as duas marcas:

Segundo relatado pelo jornalista Nick De Paula em entrevista, a cantora teria recusado uma oferta milionária da Reebok para firmar uma parceria. Entretanto, Bey reprovou ideia e alegou não se sentir representada suficientemente pela marca ou por seus diretores. 

Agora que você já está contextualizada, mãos à obra! Fique atenta porque vamos comentar todas as decisões tomadas pela cantora para criar uma marca sólida no mercado. Além disso, te contaremos tudo o que  você pode aprender com a dona dos lançamentos relâmpagos!

dica número 1: tenha valores inegociáveis, só assim suas chances de agradar sua comunidades serão altas

Sempre tenha causas e questões que você realmente acredite ou julgue ser necessárias para si e para o seu negócio. Isso te ajuda a balancear sempre o que seria bom ou não e te dá um norte quando se pegar indecisa quanto à alguma decisão. Assim como ajudou Beyoncé a se decidir pela adidas, quando ela resolveu firmar uma parceria para a IVY PARK.

Se você acha que algo não seria bom para sua empresa ou para você, então ele não será bom para seus clientes ou comunidade! Sempre coloque sua missão e seus valores INEGOCIÁVEIS a frente dos lucros. Essa a melhor forma de se manter fiel a quem te ajudou e a você mesma!

dica número 2: seus erros te fazem mais SÁBIA, Mas só quando você os reconhece

Em 2016, a IVY PARK foi vendida inteiramente para outra empresa do ramo. Em 2020, Beyoncé contou que reintegrou a marca a seus projetos e, soube reconhecer que executou algumas coisas de forma errada. Segundo a cantora, quando ela reassumiu o controle, ela já estava pronta para não deixar os mesmos erros acontecerem de novo. Mas antes de voltar a comandar a IVY PARK, Bey conta que foi preciso ter mais humildade e sabedoria como pessoa!

Ps: Ressaltamos que  nem sempre é um erro vender sua empresa, no caso da Queen Bey foi, porque ela sabia que poderia ter mais a acrescentar. Mas, se você acha que pode ser uma boa passar sua ideia adiante então vá com tudo, e se você tem dúvidas, a gente te explica mais um pouco sobre essa estratégia, nesse post!

Vendo isso, tente mentalizar que erros existem para te fazer aprender consigo mesma e te fazer mais sábia. A própria Beyoncé admite isso, quando conta que errou por vender sua marca para outra empresa e por não ter insistido um pouco mais na primeira vez. Então, você que acha que nunca vai acertar por causa de um erro ou por causa de uma coisa que não deu certo da primeira vez, continue tentando! Seus erros te fazem mais sábia, mais humilde e diminuem as chances de errar novamente.

dica número 3: seja diferente e aposte na experiência do cliente porque é ele, quem você quer impressionar

Em entrevista a Revista ELLE, Beyoncé conta que sentia necessidade de se ver e ver outras pessoas vestindo o que elas desejavam, mas não encontravam com facilidade. Então a adidas x IVY PARK trouxe para o público autenticidade nas cores, alta e baixa costura, simplicidade e refinamento em cada uma das peças. Segundo Beyoncé: a parceria entre IVY PARK e adidas é um sucesso, porque o segredo foi entregar algo que o público quer e fazer com que eles se sintam amados, representados e conectados com ela de alguma forma.

Ou seja, busque sempre por inovação! Seja você a pessoa que todos se inspiram e procure entregar o que seu público espera de você, ou até mais, se for possível! Conectar-se com seu público de alguma forma, fará com que as pessoas se sintam próximas, orgulhosas de fazerem parte da sua comunidade e de adquirir seu produto; principalmente se você defende alguma bandeira ou causa social. Nesse caso, além de atrair a legião de fãs da Beyoncé, a adidas x IVY PARK ainda conseguiu vender para os adeptos e também fãs, da marca adidas e para pessoas da comunidade negra, a qual Beyoncé faz grande questão de promover e incluir em seus trabalhos como já visto e dito na entrevista.

dica número 4: faça apenas o que deixa feliz e promova melhorias, porque isso te fará realizada 

Essa coleção em especial, foi elogiada por ser inclusiva e trazer muitas peças sem identidade de gênero! Grande parte dos artigos podem ser vestidas tanto por mulheres, quanto por homens. Na época, em entrevista, Beyoncé disse estar animada e orgulhosa de si mesma ao expandir a IVY PARK, através da adidas, para qualquer um que desejasse usar as peças e se sentisse feliz com isso. Beyoncé também disse que, quebrar alguns paradigmas impostos pela indústria da moda (que ela julga ultrapassados) estava entre suas vontades, ao comprar sua empresa novamente.

Então cara empreendedora, é melhor seguir  seu coração sempre! Esteja feliz com aquilo que você faz, assuma os riscos e ofereça algo de bom para quem te segue e acredita na promessa da sua empresa. Beyoncé fez isso, e olha como deu certo!

Tenha sempre um propósito por trás da marca e conte para as pessoas as mudanças que você deseja promover ou o quem você quer ajudar. Não vise apenas números, lucros ou sucesso. Adote uma causa, levante uma bandeira e faça o que seu coração mandar por sua comunidade. O sucesso ou o que você desejar ter, será apenas uma consequência. Mas lembre-se de utilizar estratégias!

dica número 5: nunca abra mão das famigeradas estratégias de marketing, porque elas te garantirão visibilidade 

Antes que vocês pensem que Beyoncé abriu mão do marketing tradicional e só seguiu o coração para fazer o projetinho gigantesco acontecer, vamos reafirmar que a campanha teve investimento pesado em marketing. A campanha usou e abusou de recursos dos meios físicos e digitais, para garantir, que a colaboração tivesse visibilidade entre todos que acompanhassem a cantora, sua marca e a adidas.

Embora as estratégias tenham sido muitas, separamos as três mais notáveis para vocês: Aquecimento do público, marketing de escassez e marketing digital!

Aquecimento do público

O aquecimento do público começou logo com o sumiço da cantora de Run The World (girls), meses antes do lançamento, com os rumores da colaboração e depois com o reaparecimento da personalidade sendo capa da revista Elle, com um mega ensaio fotográfico dando enfoque nas peças da coleção e contando todos os detalhes da produção.

 

CANTORA BEYONCÉ POSANDO NA CAPA DA ELLE COM LOOK DA COLEÇÃO EM PARCERIA COM A ADIDAS

Beyoncé com a coleção adidas X IVY PARK, na capa da Revista Elle  (Foto: Divulgação Elle USA).

Marketing de escassez

O marketing de escassez entrou em ação com Beyoncé nem confirmando, nem desmentindo a colaboração, e  pouco tempo depois, com ela aparecendo em com um banner gigante na Times Square!  A imagem trazia Bey com uma peça da coleção, e como sempre, com silêncio total nas redes sociais!

Famosa pelos lançamentos surpresa e altos números de vendagem dos seus álbuns, os fãs logo deduziram que o drop esgotaria em poucos minutos. E não foi diferente, de fato, a coleção esgotou momentos depois de lançada.

 

POSTER DA BEYONCÉ DA COLEÇÃO IVY PARK EM PARCERIA COM A ADIDAS É EXIBIDO NA TIMES SQUARE

Beyoncé no banner da Times Square, pouco antes do lançamento da coleção (Foto: divulgação)

Marketing Digital

E depois vieram as ações nas redes sociais! Queen Bey divulgou seu shot de fotos com cada uma das peças em formato de vídeo, no Instagram, no Facebook e no seu site. Além de trocar as fotos de perfil de todas suas mídias digitais para uma foto de divulgação da coleção .

BEYONCÉ POSANDO COM VÁRIAS ROUPAS DIFERENTES PARA O CATÁLOGO EM PARECIA DA IVY PARK E ADIDAS

Beyoncé usando cada uma das peças da coleção adidas x IVY PARK (Foto: Instagram.com/beyonce)

Para fechar a parte digital, Beyoncé enviou para muitas celebridades, um recebido tamanho família com caixas enormes cheias de peças da coleção. Isso para que eles pudessem fazer os “recebidos” com a marca e mostrar como as peças ficavam, quando vestidas no corpo.

KIM KARDASHIAN FAZENDO UNBOXING DA COLEÇÃO  DE ROUPAS DA CANTORA BEYONCÉ EM PARCERIA COM A ADIDAS

Kim Kardashian usando as peças da coleção adidas x IVY PARK (Foto: Instagram.com/kimkardashian)

Última dica (a gente jura haha): por mais que exista conceito nos seus lançamentos, as estratégias de marketing não podem faltar nunca! 

São elas que vão garantir que seu público fique sabendo do seu lançamento e vão fazer com que eles sintam vontade de adquirir o que está sendo vendido. Desperte neles a vontade de conhecer o que você vai vender e de saber como será seus novos produtos! Assim você garante a alta procura e de quebra potencializa a promoção da sua marca.

Gostou do estudo desse case? Deixa sua opinião nos comentários lá no Instagram, pra gente continuar trazendo mais estudos desse tipo pra vocês!

Beijos e até o próximo post.