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Redes Sociais e Marketing digital: Ferramentas e estratégias que podem ajudar sua empresa

Menina ilustrada olhando para ícones de redes sociais para os quais ela quer criar uma estratégia

Redes Sociais e Marketing digital: Ferramentas e estratégias que podem ajudar sua empresa

Definir uma estratégia de marketing para as redes sociais pode fazer com que seu negócio gere mais conexão e alcance o público alvo com mais facilidade.

Inserir seu negócio nas plataformas de mídia social é bem importante para as vendas de uma empresa, principalmente nos últimos tempos. Mas, se seu objetivo é atrair mais público, gerar conexão e realizar mais vendas online, somente isso não basta. O digital em si, é uma facilitador enorme para as empreendedoras e empresas, isso desde que as estratégias estejam alinhadas com a plataforma e objetivos corretos. 

Para garantir que você converta o máximo de vendas online, separamos as quatro redes sociais mais utilizadas por empresas e algumas dicas de negócio sobre cada uma delas. Assim você entenderá o que não pode faltar na sua estratégia de marketing para redes sociais.

Como montar uma estratégia de marketing para redes sociais? Para ter uma boa estratégia é preciso ter em mente, principalmente, qual o objetivo e quais as metas para a rede. O tempo de execução e mensuração de resultados também é um fator a ser considerado quando se trabalha com redes sociais e marketing. Assim, você consegue um direcionamento inicial do que vai ser necessário fazer para que você cumpra “X” objetivos no tempo determinado.

Ex.: Se o seu objetivo é visibilidade para a marca, uma boa estratégia é colaborar com outros perfis que tenham um bom alcance. Essa pode ser definida como uma estratégia de crescimento, isso é claro, sendo sempre aliada de outras estratégias, como o tráfego pago e/ou o marketing de conteúdo.

LINKEDIN

O Linkedin é um ótimo ambiente de promoção do negócios, dependendo do nicho. Observando que lá são encontrados profissionais de nível acadêmico e candidatos interessados a disputar vagas de emprego, vários profissionais de comunicação e marketing, começaram a investir em conexões e valor para seu público alvo. Uma forma como uma empresa pode usar o Linkedin é aumentando a sua presença institucional para gerar mais reconhecimento de marca e fortalecer sua cultura.

Atualmente a rede social tem mais de 675 milhões de usuários espalhados por mais de 200 países. E segundo dados divulgados pelo próprio Linkedin, mais de 30 milhões de empresas atuam diretamente dentro da plataforma. Geralmente essas empresas disponibilizam conteúdos de valor e ampliam sua visibilidade através da rede de conexões. 

Ferramentas para empresas no Linkedin:

  • Showcase Pages

Essa ferramenta funciona como uma espécie de extensão da página da sua empresa no Linkedin. Com o Showcase Pages você pode redirecionar seu público para uma área mais específica e mostrar algo que talvez não seja relacionado com intuito da marca dentro da plataforma, como venda de produtos ou serviços por exemplo.

  • Anúncios

Os anúncios no Linkedin podem te ajudar bastante, caso você precise de resultados em menos tempo. Anunciando, você consegue atingir diretamente o público que você deseja assim como nas outras redes sociais, o diferencial é que nessa plataforma em específico, os anúncios feitos te permitem interagir diretamente com cada lead, assim que ele se torna um.

  • Linkedin Pulse

Mais uma ferramenta dentro da plataforma que te ajuda a ganhar visibilidade e mais autoridade. Com o Linkedin Pulse você pode começar a criar artigos de qualquer tamanho, com adição de imagens, vídeos e links. O que possibilita a sua empresa postar estudos de caso, pesquisas de novos produtos e artigos completos sobre investimentos ou outros setores, que seja interessante abordar.

  • Linkedin SlideShare

Já pensou poder compartilhar um arquivo que contenha absolutamente tudo o que você precisa? Pois essa ferramenta do Linkedin te permite compartilhar arquivos de tamanhos ilimitados. É uma boa pedida para quem quer compartilhar conteúdos mais profundos, como apresentações e até ebooks. Sem mencionar catálogos de venda (lembrando e avaliando muito bem se isso combina com sua estratégia, para essa plataforma).

Estratégias para o Linkedin:

  • Comece ampliando a rede de conexões da empresa com o público alvo;
  • Faça com que os conteúdos sejam atrativos e valiosos para quem está conectado com seu negócio;
  • Construa relacionamento e não somente conexões;
  • Faça com que sua autoridade ou a autoridade da sua empresa seja vista e agregue muito valor a sua marca;
  • Invista em engajamento e não desperdice as oportunidades de interagir;
  • Não se esqueça de ter um perfil comercial;
  • Use tráfego orgânico e pago (dependendo do intuito da estratégia)
Ilustração de um computador rodeado por elementos e ícones de redes sociais e internet, como: email, wifi, like, instagram, facebook, twitter e whatsapp
Use as redes sociais para amplificar o propósito da sua empresa!

TWITTER

Dentre todas as redes sociais, o Twitter era a plataforma que as pessoas mais julgavam como um péssimo ambiente para empresas, anteriormente. Ainda bem que conceitos mudam, né? Contando com mais de 330 milhões de usuários, essa rede social considerada um pouco limitante, oferece a oportunidade de empresas conseguirem alcançar seus públicos de um jeito mais “leve”, caricato e sem  precisar falar muito.

De acordo com a Forbes Brasil, a maioria dos usuários da rede social tem mais de 18 anos e dizem acompanhar muito as hashtags ou os trending topics, o que pode ser um ótimo gerador de leads para empresas. Nessa plataforma quem é mais criativo, engraçado ou passar sua ideia sem demandar muito tempo dos usuários, leva a atenção do público! Ou seja, se você quer ganhar espaço por lá é preciso estar atenta às tendências, não se delongar muito, se valer de memes e de comunicação bem articulada

Ferramenta para empresas no Twitter

Twitter for Business

No Twitter for Business você pode criar diretamente uma conta corporativa, mas com todas as funcionalidades de uma conta normal. O diferencial dele é que o sua marca é reconhecida mais facilmente dentro da plataforma. Tem-se ainda, a facilidade de escolha do lugar ou horário em que suas campanhas rodarão. E mais, isso tudo é feito dentro da própria plataforma do Twitter. Para sua estratégia de marketing digital para redes sociais, o Twitter é incrível, pois permite a interação quase que em tempo 100% real com os seus seguidores, sem contar que é uma rede super descolada!

O Twitter for Business também garante mais visibilidade para o tráfego do seu site, uma vez que é possível criar mais visibilidade para sites, do que em contas normais. Além disso, uma conta empresarial no Twitter só é seguida por quem realmente é fã ou gosta dos produtos. Isso garante um público mais selecionado dentro da plataforma, que vai interagir e possivelmente comprar.

 Não é regra utilizar essa ferramenta somente porque você tem empresa, tanto que a maioria são marcas grandes e com baixo alcance. Você pode muito bem criar uma conta normal para sua empresa e compartilhar por lá mesmo, se este for seu desejo.

Estratégias para o Twitter:

  • Siga empresas e profissionais de acordo com o nicho da sua empresa;
  • Acompanhe as hashtags, os assuntos mais comentados e possíveis memes para aproveitar nas postagens da empresa;
  • Compartilhe estrategicamente mas sem planejar muito;
  • Crie conteúdos autorais e retuite conteúdos que você ache que tem a ver com sua marca;
  • Utilize conteúdos de outras redes sociais (suas);
  • Faça enquetes e se aproveite ao máximo do engajamento;
  • Use a proximidade que o Twitter concede e interaja o máximo possível com seus seguidores;
  • Crie threads sobre assuntos que você considera importantes e que seu público terá interesse em seguir o fio.

TIKTOK

Já falamos sobre o TIKTOK aqui e  como ele pode render resultados para empreendedoras. Se você ainda não leu, clica aqui!

O TIKTOK ganhou muito espaço digitalmente nos últimos tempos, o que para empresas e profissionais de marketing pode significar oportunidade de atração de público. Com mais de 60% dos usuários sendo adolescentes de até 15 anos, a plataforma tem seus conteúdos voltados para humor e virais teens. Por lá, você consegue mostrar o que sua empresa faz de um jeito bem diferenciado, além segmentar bem sua audiência e convida-lá para conhecer seus outros espaços de venda e de conteúdo. Por ser relativamente novo, o TIKTOK é fácil para crescer seu perfil, então, foque sua estratégia de marketing para redes sociais lá!

O algoritmo do TIKTOK funciona de um modo parecido com o do instagram, através da recomendação ele proporciona interações com quem já te segue e faz com que seu perfil seja recomendado.

A monetização dentro da plataforma só ocorre através de anúncios, mas nada impede que sua empresa comece a produzir conteúdos compartilháveis, que façam com que eles propaguem informações positivas sobre seu produto ou serviço mostrem para terceiros o que você faz. Daí a importância de promover sua empresa lá!

Estratégias para TIKTOK:

  • Comece com um processo de ativação de marca (descoberta da empresa) no TIKTOK se você começar do zero. Pense a curto, médio e longo prazo;
  • Invista no compartilhável, no técnico e autêntico. Seja engraçada mas fale sobre coisas mais técnicas do seu negócio também, de forma atrativa;
  • Siga os conteúdos do momento, como challenges e músicas (vá se atualizando sempre); 
  • Dependendo da estratégia, você pode incluir influenciadores e negociar divulgações por lá;
  • Não fuja muito da proposta da sua marca e nem saia da sua linha editorial.

TELEGRAM 

Depois do Whatsapp, o aplicativo de mensagens gratuitas que mais vem se popularizando por aí é o Telegram. Se você ainda não conhece, é melhor conhecer já! A plataforma conta diversas ferramentas que podem aproximar mais os seus clientes da marca, além de conseguir se sobressair em alguns casos.

O Telegram já está no mercado já há algum tempo, entretanto nem todo mundo conhece. O que fez com que essa rede social começasse a ser notada por empreendedoras, é sua capacidade inigualável de entregar conteúdos quase que ilimitados, a qualidade excelente nos arquivos, alcance genuíno e personalização de mensagens mais acessíveis.

Vale lembrar que o Telegram pode soar mais discreto e menos invasivo do que o Whatsapp, o que é relativamente bom, uma vez que as pessoas querem mais privacidade ou não querem nada relacionado a empresas nos seus aplicativos de mensagens pessoal. Então essa pode ser uma opção mais desejável, caso você não queira ser aquela marca inconveniente que manda mensagens sem parar para as pessoas no Whatsapp.

Ferramentas para empresas no Telegram:

Canal e Grupo

No canal da sua empresa você pode enviar mensagens em nome de si mesma, para um número ilimitado de inscritos. Além disso, você pode privar este canal ou não e decidir quem pode responder as mensagens. A privacidade também conta muito nesses espaços, ninguém vê o número de ninguém!

Nos grupos são permitidas até 200 mil pessoas. Neles também é disponibilizado um contabilizador de visualizações, o que te dá uma base do alcance. Uma coisa bem legal é que você pode utilizar links e privar ou não seus grupos e canais. E se por acaso você utilizar seus canais ou grupos para disponibilizar conteúdos pagos, você pode privar o acesso a conteúdos antigos também!

Áudios e vídeos sem perda de qualidade

Parece mentira mas não é! Você pode enviar arquivos de vários arquivos, pesados ou não, que dificilmente eles vão perder a qualidade ou serem cortados no meio. O que colabora muito se você quer mandar conteúdos mais aprofundados ou compartilhar uma aula em formato de vídeo de 50 minutos, por exemplo.

Bots

Os bots (robôs automatizados) do Telegram podem ser configurados pelos próprios donos dos canais ou grupos! A plataforma já te dá uma série de bots prontos, porém você pode personalizar com o jeitinho da sua marca, criar enquetes e customizar respostas diferenciadas para cada tipo de pergunta de clientes, por exemplo.

Hashtags

Não é só no Instagram que as Hashtags são valiosas, viu? No Telegram você pode usar várias, proporcionando aos usuários a comodidade de ver o que todos estão falando sobre uma hashtag específica e de um modo geral. O que pode ser uma boa pedida para sua marca, caso ela tenha uma hashtag própria ou caso você queira criar uma.

Estratégias para  empresas no Telegram:

  • Ofereça conteúdos diferentes das outras redes sociais;
  • Faça com que as pessoas se sintam especiais por fazer parte do grupo ou canal;
  • Personalize suas mensagens, insira links, tenha uma boa escrita e boa oralidade;
  • Faça realmente o tempo das pessoas valerem a pena por estarem ali te dando atenção, agregue o máximo de valor em tudo o que mandar;
  • Convide as pessoas das outras redes sociais a fazerem parte desse canal, mostre que lá é diferenciado de alguma forma;
  • Inicie o assunto em uma rede e feche pelo Telegram.

computador ilustrado em um fundo rosa  com uma lupa, um olho, um gráfico e uma rosca para representar as ferramentas da internet.
A internet e o impacto na comunicação das empresas!

FACEBOOK

Quase que um dinossauro das redes sociais, o Facebook já é considerado ultrapassado e bem burocrático por alguns. Mas engana-se, quem pensa que ele não rende bons resultados e tem ótimas ferramentas para empresas.

Com mais de 2 bilhões de usuários, o Facebook conta com uma base muito boa para empresas que querem se desenvolver no digital, a julgar pelo tempo que as pessoas passam dentro da plataforma. De acordo com o próprio Facebook, cada usuário passa no mínimo 20 minutos interagindo ou ao menos, observando o que passa diante dos seus olhos. 

As facilidades que as ferramentas oferecem para impulsionar negócios podem fazer com que o seu negócio comece a atingir mais pessoas tanto no próprio Facebook quanto no Instagram de forma orgânica ou através de tráfego.

Ferramentas para empresas no Facebook:

Perfil comercial

A diferença das páginas para os perfis comerciais é que, quem curtir ou seguir, poderá ver e acompanhar as atualizações diretamente no feed de notícias. O Facebook disponibiliza essa funcionalidade justamente para que as empresas possam se diferenciar de algum modo das páginas e possam ter a possibilidade de se promover pagando.

Facebook Insights

O Facebook Insights  te ajuda a analisar métricas sobre o seu conteúdo e alcance. Ela faz com que os donos das marcas tenham uma noção mais aprofundada sobre o que anda indo bem ou não, entre seu público alvo. Essa ferramenta te ajuda a entender melhor estratégia de marketing para redes sociais que vem funcionando para o seu perfil e o que ainda pode fazer seu perfil ser super requisitado pelas pessoas. Isso tudo através de comparativos que exibem antigos bons resultados e seus resultados atuais.

Audience Insights

Com Audience Insights o Facebook faz uma pesquisa entre seu público alvo e te mostra dados como gênero, estado civil, e escolaridade, assim como preferências e desgostos acerca de sua vida pessoal. O intuito dessa ferramenta é fazer com que você tenha os dados corretos e certeiros sobre seu público antes promover negócios na plataforma, para diminuir a margem de erro e conseguir atrair mais pessoas que possam se interessar pela marca em si.

Estúdio de criação

O estúdio de criação do Facebook te permite agendar posts, verificar, monetizar e ter métricas mais precisas dos seus posts tanto no Facebook quanto no Instagram. Dentro do estúdio, você consegue fazer a postagem completa e escolher se será somente no Facebook ou na outra rede social e saber quais conteúdos já foram postados ou quais estão pendentes.

Facebook Ads 

Sendo a ferramenta mais personalizável e altamente rentável do Facebook, o Facebook ADS te permite segmentar público, criar e veicular campanhas de tráfego pago e prender a atenção da audiência através de criativos elaborados dentro da própria plataforma. Apesar de ser um pouquinho complicada, essa ferramenta te permite veicular anúncios dentro do próprio Facebook e no Instagram através do famoso tráfego pago! 

Estratégias para empresas no Facebook:

  • Não deixe de colocar informações completas sobre sua empresa no perfil;
  • Adicione e links que levem seu público para outras redes sociais ou sites;
  • Invista em uma comunicação mais simples, mas rica em visuais e detalhes;
  • Não force muito o engajamento;
  • Utilize a mesma linguagem das outras redes sociais, mas avalie se seu público é o mesmo em todas elas.
  • Tenha constância mas não abuse dos posts. Postar com muita frequência em um dia só, pode fazer as pessoas ficarem entediadas e discutir sua página.

INSTAGRAM 

O Instagram atualmente é a melhor porta de entrada para os negócios. Baseado diretamente nos produtos ou serviços que sua empresa oferece, o Instagram da sua empresa funciona como um catálogo online, que pode conter tanto lifestyle, como anúncios de produtos e dicas que são altamente relevantes para seu público alvo.

A ferramentas nessa plataforma te permitem interagir com mais facilidade e gerar muita conexão, que é o que realmente importa para sua empresa no digital. Além disso, o vínculo com o Facebook torna a experiência ainda mais dinâmica e te permite investir em anúncios ou conversão de seguidores em clientes, se esse for o seu objetivo, claro.

Ferramentas para empresas no Instagram:

Instagram For Business

A primeira coisa que o Instagram proporciona para empresas, é o Instagram for Business, onde você pode se diferenciar de perfis convencionais e classificar o nicho de atuação da empresa. Sem mencionar as abas com informações e métricas super relevantes.

Hashtags, comentários e curtidas

Essas são dicas clássicas, mas que podem dar muito resultado para o Instagram da sua empresa. Essas três ferramentas ou ações, podem fazer com que sua marca se aproxime e demonstre carinho ou interesse pelo público alvo. As hashtags se usadas da maneira certa podem atrair pessoas, os comentários podem fazer seus posts terem mais engajamento e as curtidas podem ser um modo de mostrar que você concorda ou acompanha o que seus clientes andam dizendo.

Storys, Reels e IGTV

Aqui vão mais três ferramentas poderosíssimas do Insta. Na primeira você pode mostrar conteúdos mais emergentes e “gente como a gente”, além de poder falar o que deu errado e perguntar o que as pessoas, o que elas esperam da marca. No segundo, você pode aproveitar conteúdos/formatos do TIKTOK ou produzir por lá mesmo, lembrando sempre de ser condizente com a proposta da sua marca e de ser breve ou engraçada! Se sua ideia for boa, seu alcance pode ser surreal. 

Já no IGTV seus conteúdos precisam ser mais cirúrgicos e voltados para um tema que chame a atenção das pessoas de alguma forma, assim as visualizações podem aumentar e os compartilhamentos podem ter números significativos..

LIVES

As lives para qualquer nicho ou tipo de serviço costumam ser muito boas. A conexão gerada (mesmo que o número de espectadores seja baixo) é sempre muito boa. Além de fazer seu perfil ser notado por quem entra no feed, as lives abrem espaço para uma comunicação bem mais rápida e intimista, além de proporcionar uma interação diferente das demais ferramentas.

DESTAQUES

Outra ferramenta ou funcionalidade que pode ajudar sua empresa são os destaques de storys. Eles podem ficar fixados, responder dúvidas ou mostrar algo que você considere interessante para seu público alvo, logo no início do perfil.

Estratégias para empresas no Instagram:

  • Sempre, antes de tudo, pense em como alcançar seu público alvo e como gerar conexão com ele;
  • Deixe links funcionais na sua bio;
  • Invista em uma frase bem estruturada na bio e organize suas informações;
  • Utilize CTA’s potentes, mas não imperativos;
  • Invista em um design padronizado e harmônico;
  • Disponibilize conteúdos de valor, compartilhável e venda (no momento certo, dependendo do nicho) sempre alternados;
  • Cuide para que sua marca seja responsiva e mostre o máximo de transparência na plataforma;
  • Gere o máximo de confiabilidade nas pessoas, reafirmando os pilares e valores da empresa;
  • Mostre setores da empresa, e o responsável por cada um. Se for só você, apareça sempre que possível;
  • Não cultive seu público somente no Instagram. Migre para outra plataforma e capture leads para geração de email marketing ou até uma agenda com contatos;
  • Mostre que sua empresa está disposta a ajudar independente do que seja seu produto ou serviço.

Vale lembrar que cada uma dessas plataformas, ferramentas e estratégias de marketing para redes sociais que falamos no post, devem ser levadas em consideração apenas se forem propícias para o que você e sua empresa precisam. Isso tudo foram apenas alguns insights de coisas que podem utilizadas para melhorar os negócios nas redes sociais através do marketing digital.

E se por acaso você precisa de mais ajuda com suas redes sociais, ou de um conteúdo com mais detalhes e exemplos práticos, vem conhecer a nossa comunidade Telegram!

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