fbpx

Soft Skills que você precisa ter para empreender online

SOFT SKILLS QUE VOCÊ PRECISA TER PARA EMPREENDER ONLINE

Soft Skills que você precisa ter para empreender online

Quando se empreende na internet, é preciso ter e desenvolver algumas habilidades, para que seu negócio conquiste clientes todos os dias e faça vendas constantemente.

O maior mito do empreendedorismo é dizer que, para empreender basta “apenas escolher um nicho e oferecer um produto ou serviço para um público-alvo”. Pelo contrário, vai muito além disso! Você precisa conhecer ou desenvolver, algumas habilidades em diversas áreas para garantir que seu negócio tenha lucratividade, e se mantenha pelo menos nos períodos iniciais. Por isso, no post de hoje listamos 5 soft skills que você precisa para empreender online e ter mais lucratividade.

MAS ANTES DE TUDO, O QUE É UMA SOFT SKILL?

Em tradução livre, o termo soft skill significa habilidade. Geralmente usado por times de RH das empresas ou por pessoas que participam de processos seletivos, o termo costuma ser usado para identificar traços comportamentais dos candidatos. O intuito é entender, o que eles conhecem ou fazem de melhor nas áreas em que atuam. E para você, que é empreendedora não é muito diferente! Suas soft skills são suas habilidades em várias áreas, seja da administração, comunicação e até operacional. São aquelas atividades que você já ama fazer ou que terá que desenvolver, para garantir que tudo corra bem, desde a oferta até o pós venda. 

 

ilustração em fundo azul com diversos icones que indicam as soft skills para empreender online

Ser uma faz tudo ao empreender é necessário para garantir o sucesso da marca.

E COMO DESCOBRIR MINHAS SOFT SKILLS?

Geralmente, para se dizer que algo é uma soft skill, é preciso um autoconhecimento mais avançado. Descobrir o que você sabe ou não (principalmente em um campo que em que você não tem experiência) não é uma tarefa muito fácil.

Vamos supor que você será ou é, uma empreendedora que quer estar trabalhando com algo que goste e tenha muita afinidade. A partir daí, você tem três opções:

1 – Pesquisar o que será preciso para ter um empreendimento online e tentar experimentar na prática, para entender o que você tem ou não de habilidade.

2 –  Listar todas as coisas que você gosta de fazer e relacionar com as atividades que você terá em um empreendimento, próprio e online. Tente identificar quais são os assuntos e temas acerca de um negócio, você se identifica mais e qual o seu nível de aprimoramento. Pode ser que nesse momento você descubra o que vai amar fazer (além de trabalhar com o que você gosta, obviamente).

3 –  Começar sem saber direito quais são suas skills e ir experimentando e validando suas experiências, a medida que você tiver demandas no seu negócio. Mas olha, podemos garantir que essa é a opção mais arriscada e com margem de frustração alta. 

Agora que você já entendeu o que é, e como descobrir sua soft skill, vamos te contar quais as habilidades que você precisa ter para empreender online:

1 – Entender de mídias sociais e Marketing digital

Se você quer empreender no digital, é muito bom que você saiba como funcionam as plataformas nas quais seu negócio estará inserido. E olha que isso tudo ainda não basta, hein?!. Você precisa saber também, como impactar seu público alvo da maneira correta, seja oferecendo seus produtos ou novas oportunidades de venda do seu serviço.

Procure ao máximo, conhecer mais sobre cada ferramenta das redes sociais do seu negócio, pense em estratégias de promoção e satisfação do cliente online. De nada adianta estar no digital e não saber como usar uma plataforma para promover o seu produto ou serviço.

Leia também: REDES SOCIAIS E MARKETING DIGITAL: FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS QUE PODEM AJUDAR SUA EMPRESA

2- Saber trabalhar com e-commerces e vendas online

Você precisa conhecer mais sobre plataformas de e-commerces, aprender como elas funcionam em termos de entrega, logística, pagamento, otimização de página, captura de lide e até, saber o passo a passo de como funcionará o atendimento aos seus clientes. 

Outra coisa bem importante, é saber a diferença de vendas em ponto e vendas no digital. Considerando que esse espaço é mais concorrido, entender como vender para seus clientes online com certeza te dará vantagens e chances de fechar uma venda.

Para isso, é legal que você estude e desenvolva estratégias de negociação (principalmente se você oferecer um serviço), disponibilize ofertas ou descontos mais atrativos e até, crie uma relação de confiança com o consumidor.

3 – Produzir bons conteúdos

De todas as soft skills, talvez essa seja uma das mais importantes. É realmente necessário que você entenda da conteúdos, de formatos e ferramentas para desenvolvê-los. Por isso falamos, lá em cima, que você precisa conhecer e saber como funcionam as ferramentas das plataformas. Os conteúdos que você desenvolver (sejam eles de valor, de venda ou viraias), farão do seu negócio um empreendimento que fornece algo em troca da atenção das pessoas e dá uma pequena mostra do que você faz ou vende. Isso inevitavelmente, abre um espaço para que você consiga oferecer seus produtos.

Já conhece o INSTABOSS? Nosso acelerador de resultados ensina as estratégias de conteúdo corretas para faturar e atrair mais público no Instagram.

4 – Ter conhecimento em lançamentos 

Atualmente, vários nichos trabalham com lançamentos e múltiplas formas promocionais de seus novos produtos. Para você que quer ter um negócio online, é indispensável implementar algumas estratégias de lançamento e até de buzz marketing. Isso, para conseguir chamar a atenção e dar enfoque ao que está prestes a sair na sua loja.

Se você souber lançar um produto, provavelmente esse lançamento fará com que as pessoas cheguem até o novo produto e se interessem mais facilmente. Por esse motivo, vale super a pena entender sobre algumas estratégias bem específicas, no momento de disponibilizar algo novo.

5 – Lidar com burocracias e finanças muito bem

Se enganou, quem achou que no digital não ia ter que lidar com processos burocráticos e com a parte financeira da coisa. Óbvio que, essas coisas não são nem metade das dores de cabeça que existem nos meios físicos. Porém sim, na internet você precisa ser paciente e enfrentar alguns processos demorados, que podem incluir transações financeiras e negociações com fornecedores.

Às vezes é um CNPJ, contas em bancos digitais, transações, envios e devoluções  executadas de forma errada, estornos ou cupons de desconto dando errado. Sempre terá alguma coisinha do tipo para poder lidar. Então é melhor desenvolver habilidades e muita paciência, para lidar com burocracias digitais e com o dinheiro dinheiro online.

Nesse texto nós falamos sobre as soft skills que você precisa ter para empreender online, entretanto isso não é regra e nem obrigatoriedade. Apenas é interessante que você domine esses pontos, para que não passe por nenhum tipo de perrengue ou tenha em seu negócio, algo que você não consiga desenvolver e saia prejudicada. 

Se por acaso você achar que não tem/domina nenhuma dessas habilidades no seu currículo, não se desespere, não existe nada que não se possa aprender com muito estudo, dedicação e validação!

Quer aprender muito mais antes de iniciar o seu negócio online? Então segue a gente no Instagram! Temos várias estratégias que vão te ajudar a iniciar sua empresa da melhor maneira por lá.