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TikTok para empreendedoras: 5 dicas para aplicar no seu negócio

TikTok para empreendedoras: 5 dicas para aplicar no seu negócio

Com grande expansão, o aplicativo TikTok vem se tornando atrativo para empresas. Entenda mais sobre a plataforma e como chamar a atenção do seu público alvo através de mini-vídeos animados.

 

O TikTok é um aplicativo onde você pode gravar e editar vídeos de com temáticas e recursos disponibilizados pela plataforma. Quem conhece sabe que, lá se tem grande alcance entre os jovens e que isso pode ser uma oportunidade de visibilidade, tanto para quem vende produtos, quanto para quem oferece serviços. E por isso, vamos te contar um pouco mais sobre ele e te dar alguns insights, de como utilizar o TikTok para empreendedoras!

Nascido na China, com o nome nada sugestivo “musycal.ly”, o aplicativo trazia a proposta de produção vídeos musicais e permissão de uma dublagem mais realística com relação a certos conteúdos. Mas segundo o Canal Tech, a plataforma adotou o nome atual, após outra empresa ter comprado o aplicativo e assumiu uma postura mais jovial com premissas maiores. Disponível tanto para iOS, quanto para sistema Android e com mais de 500 milhões de usuários ativos, hoje o TikTok promove um ambiente  propício para as pessoas desenvolverem seu lado criativo.

o boom do tiktok

Em 2018 a expansão ocorreu e em menos de dois meses a plataforma teve um super aumento no número de usuários. O TikTok virou febre entre os adolescentes e depois caiu nas graças dos adultos. Mas ele chamou mesmo, foi a atenção de anunciantes, pessoas interessadas em se autopromover ou promover seus negócios e grandes marcas. Todos perceberam que a plataforma pode ser uma ótima forma de atração de pessoas e conversão de vendas a longo prazo.

A prova de que o aplicativo tem  potencial de alavancar empresas, é que, recentemente Rihanna abriu uma casa de TikTok da Fenty Beauty. Investidora que só ela, Riri enxergou a capacidade desse formato de conteúdo para sua empresa e abriu um espaço para criadores poderem desenvolver conteúdos relacionados à marca dela, dentro plataforma.

 

O  vídeo postado em meio aos muitos já postados anteriormente, no perfil da empresa no TikTok, traz Rihanna deixando claro que esse é um espaço para a nova geração de criadores de conteúdo, que na opinião dela, “são os mais loucos, insanos e criativos”. Na casa, esses produtores podem ser eles mesmos, dedicar tempo para seus projetos pessoais e se sobressaírem com o pequeno incentivo da cantora (que nada mais é do que uma big mansão, cheia de vários recursos visuais e espaços interativos).

fenty beauty no tiktok

O perfil da Fenty Beauty, marca de maquiagens e produtos de beleza de Rihanna, já conta com mais de 600 mil seguidores no TikTok e tem um alto índice de interação por parte adeptos e admiradores da marca. Além de apresentar uma diversidade de pessoas e conteúdos, a grande maioria do vídeos mostram como os produtos podem ser usados e como eles ficam, quando aplicados em cada tipo de pele. 

Todos os vídeos do perfil apresentam os produtos da marca sendo exibidos de forma bem sutil, como se fosse um merchandising editorial super elaborado. Mas, o especial é a edição do TikTok, que faz parecer que os vídeos são casualmente produzidos apenas para entretenimento, o que é em parte, pode ser verdade (mas sabemos que o interesse comercial existe).  Os videozinhos da Fenty Beauty geralmente, são editados com recursos e músicas em alta entre os adolescentes dentro da plataforma!

Veja abaixo, alguns vídeos postados no perfil da marca de Rihanna no TikTok:

famosos e outras plataformas de olho no tiktok

Além da atenção de Rihanna, o TikTok também conseguiu atrair olhares de Mark Zuckerberg, que demonstrou interesse na plataforma. Mas como o empresário não conseguiu fechar negócio, ele implementou algumas ferramentas e recursos parecidos no Instagram, onde todos tem mais possibilidades de criação e postagem na timeline. Com essa jogada, Mark conseguiu equilibrar a gigante das fotos e vídeos com sua plataforma concorrente. Caso você se interesse, essa ferramenta é o Reels. Com ela você consegue gravar mini vídeos fazer edições bem legais, assim como no TikTok.

Além de empresários, o TikTok consegue fazer com que grandes nomes da industria do entretenimento produzam conteúdos por lá e até divulguem trabalhos! Dentre esses nomes estão: Will Smith, Jennifer Lopez, Terry Crews e até, Britney Spears. Todos eles produzem conteúdo de acordo com a plataforma, e muitas vezes, aproveitam para divulgar seus trabalhos, recentes e mais antigos.

Agora que você já conheceu um pouco da história do TikTok, viu que ele atrai atenção de grandes empresários e entendeu o quanto ele pode ser uma potência para seu negócio, você vai aprender como utilizá-lo a seu favor e a favor do seu empreendimento!

PRIMEIRA DICA: INVISTA EM CONTEÚDOS DIFERENTES DOS QUE VOCÊ JÁ FAZ NO INSTAGRAM

A primeira coisa que você tem que fazer é criar uma conta no TikTok e observar o que tem de legal! Siga as pessoas do mesmo ramo que você, acompanhe as tendências que estão rolando e salve os melhores formatos, mas somente aqueles que mais conversam com seu público e com o seu produto/serviço. Para selecionar os melhores dos melhores, se imagine como sua persona e se responda as seguintes perguntas: 

–  Esse conteúdo é legal? 

–  Eu consigo mostrar bem minha empresa e minha marca através dele? 

–  É legal visualmente e sonoramente? 

– É fácil ou mais elaborado para fazer? Eu tenho tempo hábil para fazer algo mais difícil? 

Após responder essas perguntas, você já terá os alguns formatos definidos. 

SEGUNDA DICA: EXPLORE AS FERRAMENTAS DA PLATAFORMA E TENTE ATÉ CONSEGUIR FAZER O QUE VOCÊ DESEJA

Um dos pontos meio desfavoráveis do TikTok é que, se você não tem muita experiência, a plataforma pode ser bem complicadinha. Você tem que começar a usar para entender como funciona e não desistir na primeira tentativa. Ver tutoriais e seguir empreendedoras que já produzem conteúdo que você deseja fazer pode te ajudar muito! Muitas vezes são postados tutoriais de como produzir certos vídeos, o que pode ser proveitoso também.  Mas o melhor mesmo, é ir tentando até acertar o ponto que você quer e não se abater se a primeira, segunda ou terceira tentativa falhar!

TERCEIRA DICA: USE O ALGORITMO DO TIKTOK A SEU FAVOR

Quando você produz conteúdo para um segmento específico, você atrai muita gente interessada naquilo e que consome somente esse tipo de conteúdo. Invista em formatos de vídeo que estão em alta, e que, você sabe que seu público gosta ou pode gostar de assistir. Ótimas formas de fazer isso pode ser elaborar challenges, colocar músicas em alta nos seu vídeos e usar hashtags do seu nicho.

Além de atrair público, o algorítimo também proporciona que, interações sejam feitas com mais facilidade por quem já te segue. A plataforma consequentemente te deixa em evidência com conteúdos que as pessoas gostam de ver: coisas que elas acham engraçadas ou interessantes. E mais, o TikTok tem um lugar próprio para a oferta de perfis a serem seguidos e conteúdos interessantes/diferentes para as pessoas. Sua chance está aí! Nessa parte, a plataforma oferece seu conteúdo para quem não te segue por meio da ferramenta “para você”, onde aparecem essas sugestões, e usando a hashtag certa ou elaborando um conteúdo viral, você pode aparecer por lá.

QUARTA DICA: PENSE BEM QUAL A FINALIDADE DA SUA AÇÃO NO TIKTOK

Redes sociais são, divertidas, passam o tempo e te ajudam a distrair, porém você é uma CEO e está trabalhando para sua empresa. Mas não se prenda muito a isso ok? Só entenda que é legal pensar como empresária e estruturar ações para curto, médio e longo prazo, para de fato você receber os resultados e entender o que está rolando, até para dar continuidade no que está bom e repensar certas ações que não estão tão boas assim.

Um problema muito comum, é a falta de autoconfiança para empreender e produzir coisas novas. Se você passa por isso, é melhor dar uma conferida nesse post.

Não desenvolva conteúdos apenas por modinha (tá, é legal fazer por modinha, nós sabemos), entretanto, é interessante você saber o que quer lá dentro. Quero captar mais clientes? vender? apenas mostrar os bastidores da minha empresa? criar mais conexão? reposicionar a marca? Esclareça esses pontos antes de entrar na plataforma, assim, você não fica perdida no meio da ação e nem deixa pairar aquele ar de “fazer somente por fazer”. Aqui trabalhamos com propósitos alinhados a diversão e resultados!

QUINTA DICA: TENTE LEVAR O PÚBLICO DO TIK PARA ONDE VOCÊ CONSIGA REALIZAR VENDAS

Faça seus conteúdos sem esperar muito retorno financeiro da plataforma, porque raramente, ou quase nunca, isso  acontece. O que você pode fazer é tentar atrair seu público para o espaço onde você realiza suas vendas e consegue falar com seus potenciais clientes, mais discretamente. 

Essa ação não deve e nem pode ser feita escancaradamente, pois afasta seu público dentro do TikTok e faz com que você pareça desesperada por vendas. Provavelmente você já ouviu falar sobre as pessoas que só sabemm oferecer seus produtos e acabam não vendendo nada, certo? Pois então, não queremos que você seja essa pessoa! Você pode desenvolver seus conteúdos exibindo-os da melhor maneira possível (desperte vontade de conhecer sua empresa, nas pessoas). Quem vê seu perfil e seus vídeos se interessa pelo seu trabalho naturalmente, e mais cedo ou mais tare ele procurará por mais informações ou mais vídeos no seu perfil. É por isso que você deve investir em informações relevantes no seu perfil e utilizar links que levem seus possíveis clientes a um contato direto com sua marca.

Nós esperamos que você faça bom proveito dessas dicas e desenvolva um conteúdo maravilhoso no TikTok, porque potencial, a gente sabe que você tem!

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Beijos e até o próximo post!